Arquivo Histórico de Ibirama recebe doação de cartas censuradas do período da 2ª Guerra

O Arquivo Histórico de Ibirama recebeu, nos últimos dias, cartas censuradas pelo DOPS – Departamento de Ordem Política e Social – escritas por Ernest Ludwig Rosenfelder, entre 1942 e 1944, período em que viveu como preso político nos campos de concentração da Trindade, em Florianópolis. Além destas cartas, o túmulo de Ernest foi identificado no Cemitério dos Alemães, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Ernest Ludwig Rosenfelder e sua esposa, Bianca Rosenfelder, vieram de Sträsburg – Alemanha – para o Brasil, em meados de 1910 e se instalaram em Ibirama desde então.

“Até o momento, a família não sabia onde se encontrava a sepultura de Ernest e agora pretende futuramente trazer os restos mortais de seu ente querido para o cemitério de Ibirama”, contou a responsável pelo Arquivo Histórico, Maria Aparecida Cristóvão da Silva.

O pesquisador e colecionador Marcondes Marchetti foi quem realizou a doação das últimas cartas de Ernest ao acervo do Arquivo Histórico de Ibirama. Foi ele também quem se empenhou em achar o túmulo do mesmo.

Maria Aparecida destacou que “esta ação, além de deixar os familiares felizes por resgatarem suas origens, certamente contribuiu e enriqueceu o acervo do Arquivo Histórico de Ibirama”.

Para os interessados, o Arquivo Histórico de Ibirama, localizado no andar superior do prédio da Biblioteca Municipal, defronte a Praça da Bandeira, no centro da cidade, está aberto para visitação e pesquisa de segunda a sexta-feira, das 8 h às 12 h e das 13:30 h às 17:30 h, o telefone para contato é o 3357-8534.

[nggallery id=255]

Pin It

Comentários estão fechados.