Apenados podem prestar serviço à comunidade em Rio do Sul

prefeitura-de-rio-do-sul

A Prefeitura de Rio do Sul firmou convênio com o Poder Judiciário para abertura de vagas de Prestação de Serviço à Comunidade, que serão cumpridas dentro de diversas secretarias e departamentos da prefeitura.

O convênio está previsto na Lei de Execuções I, que define uma alternativa para prisão, com objetivo de evitar a reincidência e de fato, reeducar a pessoa para a convivência na sociedade.

Atualmente, na Comarca de Rio do Sul existem 160 pessoas cumprindo pena de Prestação de Serviços à Comunidade. De acordo com a assistente social da Comarca de Rio do Sul, Sabrina Suzin da Silva, com a grande demanda, tem se observado a necessidade de ampliar o número de vagas para o atendimento aos apenados.

Em contrapartida, a prefeitura deverá encaminhar para o Setor de Serviço Social da Comarca de Rio do Sul, até o quinto dia de cada mês, o relatório de acompanhamento das atividades realizadas pelo reeducando, bem como informar sobre sua ausência ou falta. Além disso, os servidores devem prestar apoio na ressocialização, incentivando momentos de reflexão sobre a situação, visando a reinserção social.

De acordo com o prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, o convênio deverá beneficiar tanto a sociedade como os apenados. “Temos uma demanda de trabalho muito grande, principalmente na prestação de serviços. Com a assinatura dessa parceria conseguiremos atender melhor a comunidade e cumprir nosso papel social com as pessoas que erraram e precisam de uma segunda chance”, destacou.

A fiscalização do convênio é realizada mensalmente pelo setor de Serviço Social, através dos relatórios enviados pela prefeitura, durante o período e que o reeducando estiver prestando serviços.

Pin It
Você gostaria de comentar?