Apaes da ADR de Ibirama assinam acordo de cooperação com a FCEE

foto Helena Marquardt ADR Ibirama

O secretário Executivo, Jamir Marcelo Schmidt, assinou na tarde desta quarta-feira, dia 16, na Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama (ADR), acordos de cooperação entre a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e cinco Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). As instituições de Apiúna, Ibirama, Presidente Getúlio, Witmarsum e José Boiteux foram beneficiadas através da contratação de professores admitidos em caráter temporário.

Para o diretor da Apae de Presidente Getúlio, que atende 90 alunos , Alexandro Suchara, destaca que  acordos como esse. “Hoje as 190 Apaes do Estado recebem esses professores cedidos através da Fundação e para nós é uma economia gigantesca já que vivemos de doações  e promoções. Além disso também são profissionais habilitados ideais para os alunos especiais que precisam desse atendimento”, explicou.

Já a diretora da Apae de José Boiteux, Noeli de Gracia Lofaghen, comenta que a parceria é fundamental para  a continuidade dos trabalhos e citou também o repasse de mais uma parcela no valor de R$ 7.198,41. “Com esse dinheiro fazemos pagamento de funcionários, compra de material de expediente e de gêneros alimentício”, lembrou.

O gerente Educação da ADR de Ibirama, Nilo Poffo ressaltou durante a assinatura que a ADR está à disposição para auxiliar as Apaes em tudo que for necessário. “Elas desenvolvem um trabalho fantástico e sei muito bem disso, pois comecei minha vida profissional atuando na Apae de Presidente Getúlio e estou muito feliz de estar presente nesse momento na assinatura do acordo de cooperação”.

Aumento nos repasses para Apaes de SC

Na reunião o secretário Executivo da ADR, Jamir Marcelo Schmidt, reafirmou o compromisso do Estado com as Apaes,  e falou do aumento no repasses para as instituições. “Mesmo vivendo um momento econômico difícil o Governo de Santa Catarina aumentou o repasse para as Apaes  e tem cumprido com todos os seus compromissos”, finalizou.

O governador Raimundo Colombo sancionou em junho a Lei 17.172/2017, que estabelece às Apaes do estado um repasse mínimo de recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FundoSocial).  A medida garante que as instituições não sejam prejudicadas em virtude da queda na arrecadação do fundo, provocada nos últimos anos pela crise econômica. Com isso, o repasse anual não poderá ser inferior à média dos anos de 2014, 2015 e 2016.

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?