Anunciadas novas ações nas áreas do turismo, da cultura e do esporte de Santa Catarina

florianopolis_-_reuniao_sol_20160510_1690687301

Para dar continuidade ao trabalho de integração das iniciativas para o turismo, a cultura e o esporte, o secretário Filipe Mello reuniu-se com representantes das três áreas na manhã desta terça-feira, 10, no Cinema do Centro Integrado de Cultura.

Durante o encontro, Filipe Mello anunciou a garantia dos recursos do Governo do Estado para o Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura e para o Prêmio Cruz e Sousa de Literatura – ambos para 2016. Também informou que os recursos necessários para as competições do calendário esportivo oficial do Governo do Estado estão garantidos. Outra boa notícia foi dada aos representantes do turismo, já que foi autorizada a participação em 10 eventos nacionais e nove internacionais para promoção de Santa Catarina.

Estavam presentes os presidentes da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Milton da Cunha Jr., da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin, da Santur, Valdir Walendowsky, do Conselho Estadual de Esporte, Michele de Souza, do Conselho Estadual de Turismo, Ricardo Stodieck e do Conselho Estadual de Cultura, Roselaine Vinhas, além de membros dos respectivos conselhos.

Para esta edição do Elisabete Anderle, serão disponibilizados R$ 6 milhões. Os trabalhos de elaboração do edital e definição do cronograma começam nos próximos dias. Já o valor para o Prêmio Cruz e Sousa ainda está sendo definido. O Prêmio foi criado em 1980 para homenagear o grande poeta simbolista catarinense e estimular a produção literária como um elemento de divulgação institucional do Estado. Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro e terão as obras publicadas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O calendário esportivo oficial do Estado inclui  neste ano os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Jogos Escolares (Jesc), Olimpíadas Escolares (Olesc), Joguinhos Abertos, Jogos da Terceira Idade (Jasti), Moleque Bom de Bola, Paradesporto (Parajasc e Parajesc) e Festival Dança Catarina.

Ainda durante o encontro, ficou definido que haverá um esforço conjunto para entender as mudanças ocasionadas na distribuição de recursos públicos em função da Lei Federal 13.019 – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Também foi amplamente discutida a necessidade de planejamento e elaboração de cronogramas para execução de eventos e editais nas três áreas. Esta solicitação será formalizada em um documento que será, conforme pedido dos membros dos três conselhos, encaminhada ao governador Raimundo Colombo até o fim do mês de maio.
Raquel Santi 

Pin It
Você gostaria de comentar?