Ana Carla Fonseca, referência mundial em economia criativa, fará palestra em Taió

palestra cidades criativass

Para discutir os espaços urbanos e as potencialidades no campo da criatividade, a articuladora referência mundial em economia criativa Ana Carla Fonseca estará em Taió para uma palestra aberta ao público sobre o tema “Cidades Criativas”, que ocorre na próxima terça-feira (19/09). Promovida em parceria entre Senac/SC e Prefeitura de Taió, a palestra marca a abertura do Plano Municipal de Economia Criativa, que fará do município uma das primeiras cidades do país a implementar um plano para incentivar e reunir capital intelectual, cultural e criativo para fomentar a inovação, o empreendedorismo, além da diversidade e desenvolvimento humano e econômico.

Com a implementação do plano, o objetivo é mudar o rumo da economia local nos próximos dez anos, principalmente nos setores cultural, histórico, esportivo e agrícola. A primeira etapa do projeto está em andamento e consiste na formação da equipe intersetorial, composta por integrantes do poder público, privado e da sociedade civil organizada. Esta equipe será responsável pelas propostas apresentadas durante os seminários temáticos, que serão discutidas e aprovadas durante os fóruns com especialistas nos temas abordados.

A metodologia utilizada na formação da equipe intersetorial foi desenvolvida pelo Senac/SC, a partir do programa Senac Criativo. Para o responsável técnico pelo programa Luis Fernando Albalustro “o objetivo é mobilizar os agentes envolvidos, desconstruindo conceitos e estimulando a inovação para a viabilização de políticas públicas que deem vasão para o desenvolvimento da economia de um local que já possui perfil e vocação criativos, como é o caso de Taió“, explicou.

Porto Alegre é uma das únicas cidades do país que possui um plano de economia criativa já implementado. São Paulo está com o projeto em andamento, para fazer parte de um grupo ainda seleto e disposto a desenvolver a economia local a partir da reinvenção dos espaços urbanos, tornando-os cada vez melhores, mais produtivos, criativos e inovadores.

O projeto foi apresentado em agosto para a população de Taió e a formação da equipe intersetorial deve ser concluída até outubro. A próxima etapa consiste nas propostas de metas, objetivos, ações e indicadores, que serão apresentados e aprovados entre os seminários e fóruns, ainda neste segundo semestre. A previsão é que o plano seja concluído no primeiro semestre de 2018, após a aprovação das propostas na Câmara de Vereadores, tornando-se uma Lei Municipal.

Pin It
Você gostaria de comentar?