Alunos de escola estadual de Dona Emma transformam muro em arte

muro foto Helena Marquardt

Com criatividade e força de vontade você pode deixar tudo mais bonito, e que o digam os alunos da Escola de Educação Básica Lindo Sardagna, de Dona Emma, que transformaram um velho muro em uma verdadeira obra de arte que agora serve de inspiração para moradores de toda a cidade.

No muro, completamente pintado pelos estudantes, é possível admirar desenhos coloridos e até frases sobre igualdade e a importância da leitura. A iniciativa do projeto partiu da professora de Arte, Marizete de Morasi Campos Rizzieri, que conta que a ideia foi totalmente apoiada pela direção, professores de todas as disciplinas e até comunidade.  “Nosso objetivo era viabilizar um olhar diferente do aluno e da comunidade. O muro já estava desbotado e queríamos revitalizar esse olhar.”

Mas a pintura não foi só diversão. Para chegar ao resultado final os estudantes aprenderam mais sobre cores, formas e movimentos artísticos de cada época. Os temas também foram trabalhados e discutidos. Divididos em grupos os alunos  ainda fizeram um esboço em papel daquilo que gostariam de pintar no muro e só depois de todas essas etapas eles foram liberados para mostrar toda a sua criatividade da entrada da escola. “Percebemos que hoje se sentem orgulhosos do trabalho que realizaram, que passam a se rever de outro jeito  como cidadãos e enxergar novas oportunidades”, comenta a professora.

A aluna Carolaine Lieck, do segundo ano, que foi uma das que participou do projeto conta que seu grupo pintou uma menina sentada próxima a livros e gostou da experiência. “Pudemos mostrar todo o nosso empenho e trabalho e temos muito que agradecer aos professores por nos proporcionarem essa experiência”, afirma.

O assessor de direção, professor Adilson Stenghen, ressalta que todos se envolveram e a comunidade vem elogiando o projeto. “Procuramos colaborar em tudo que foi possível e o resultado final ficou maravilhoso, com quem conversamos na rua, as pessoas vem falar desse trabalho”, finalizou.

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?