ALERTA para risco de escorregamentos e alagamentos da Grande Florianópolis ao Litoral e Planalto Norte

Florianópolis já registra 92 mm de chuva nas últimas 24 h e vem apresentando problemas de alagamentos e dois registros de quedas de muros. Volumes significativos também foram registrados em Itapoá e Joinville, principalmente na quinta, quando ocorreram alagamentos e quedas de muros. Considerando a previsão de chuva persistente, moderada a forte até sábado, ALERTA para risco de escorregamentos nestas regiões.

ALERTA: há previsão para chuva persistente com intensidade moderada a forte, principalmente nas tardes de sexta-feira e de sábado com volume acumulado de 20mm a 30 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 30mm a 40mm do Planalto ao Litoral.

No Litoral Norte e Planalto Norte a chuva será mais significativa e em localidades próximas do PR os volumes nesses dias podem superar os valores previstos, chegando a 70mm e 90 mm, com risco de alagamentos e/ou deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis.

Para o início da próxima semana, entre segunda e quarta-feira, a instabilidade diminui em SC, mas ainda permanece a condição de chuva com volume menos significativos no Estado.

Recomendações da Defesa Civil: 

Como o alerta é para o fim de semana de carnaval, a população residente e turistas devem acompanhar diariamente as condições de tempo e as atualizações no site da Defesa Civil.

Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitarias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos, inundações e enxurradas: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

Pin It

Comentários estão fechados.