Água é tema de Audiência Pública em Dona Emma

DSC06487

Com grande participação da comunidade e de lideranças de Dona Emma foi realizada na noite de segunda-feira, dia 21 de agosto, a Audiência Pública com o tema “A água que bebemos”, nas dependências da Câmara de Vereadores, no centro do município. Na Audiência houve a presença da presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) Arlete Luiza Boos, o bioquímico Thiago Meurer Cunha da Casan, engenheira Cláudia Cechella  Zanette da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Representante do CDL de Dona Emma, Silvano Vavassori do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Câmara de Vereadores, Prefeito Nerci Barp, secretários municipais, alunos da EEB Maria Angelica Calazans do Caminho Pinhal e da EEB Lindo Sardagna acompanhados pelas professoras e direção, lideranças religiosas, vigilância sanitária e consumidores.

Para dar início a Audiência, o vereador e voluntário do COMDEMA, Jean Carlos Rizzieri, explicou sobre a audiência e os motivos e necessidade da realização da mesma sendo uma das maiores preocupações dos munícipes o local de captação de água. Após, o Prefeito Nerci Barp ressaltou da importância dessa Audiência e da participação da comunidade.

Já a presidente do COMDEMA, Arlete Luiza Boos, explicou sobre o Conselho, que existe desde 2002, e realiza reuniões bimensais. Também ressaltou da Campanha de Arvores Nativas que acontece até o dia 29 de setembro no valor de R$ 1,50 cada muda, e sobre a coleta seletiva de lixo que acontece 3 vezes por semana na área urbana e 1 vez por mês na área rural, onde estas ações levantadas contribuem para a qualidade e quantidade da água de nosso município. Arlete ressaltou da importância da Audiência pois existe uma preocupação quanto ao local de captação de água, sendo que “grande responsabilidade de cuidar da nossa água, é a contribuição de cada cidadão donemense, pois temos o privilégio de que a nascente do Rio Dona Emma localiza-se em nosso município. Nós somos responsáveis pela qualidade da água de nosso rio, principalmente na questão de destino adequado de dejetos humano, animais e lixo”, diz Arlete, que enfatizou ainda que a iniciativa desta Audiência Pública, nasceu em reunião do COMDEMA, em parceria com a Câmara de Vereadores.

A engenheira Cláudia Zanette, da ARIS, falou sobre a Agência, onde são 188 municípios consorciados com leis publicadas. Sobre Dona Emma os dados repassados são: da vazão atual ETA: 10 litros por segundo, reservação atual: 120m³ – defasagem em aproximadamente 8m³. A ARIS avalia a turbidez da água, cor aparente, desinfecção (cloro), coliformes totais e fecais e flúor.

O bioquímico Thiago, da Casan, falou sobre os trabalhos realizados pela entidade no município, apresentando dados como a produção de 36 mil litros de água por hora.

O Prefeito Nerci Barp falou da importância da parceria para mudança do ponto de captação de água no município, com a criação de programa de conscientização e reflorestando as margens. “Estou disposto a contribuir para a realização de estudo de viabilidade para a alteração do ponto de captação de água no município, beneficiando a população”, enfatizou o Prefeito.

O prefeito também falou sobre projeto piloto de saneamento básico que a fiscal de vigilância sanitária Joice Mara Amarante criou para o município, está em fase de aprovação na FATMA e será apresentado a todos os municípios da AMAVI. Na oportunidade Joice apresentou o projeto aos participantes da Audiência, além de abordar sobre a análise dos agrotóxicos e a revisão do Plano de Saneamento Básico.

Para finalizar, o Prefeito Nerci Barp convidou a todos para participarem da revisão do Plano Diretor assim como do Plano de Saneamento e avaliou a audiência pública. “A responsabilidade da água é todos, por isso a importância da participação da comunidade, principalmente dos jovens. Vamos construir uma Dona Emma melhor amanhã com a participação da comunidade”, enfatizou o Prefeito.

Bianca Lima.

Pin It
Você gostaria de comentar?