Agricultores participam de visita técnica em Dona Emma

DSC07541

No dia 22 de setembro, a Epagri de Dona Emma em parceria com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente realizaram uma reunião técnica sobre reflorestamento com ênfase em qualidade de mudas, perspectivas de mercado e consórcio com o sistema silvipastoril, na propriedade de Antonino Zappas em Nova Esperança. Estiveram presentes, o Prefeito Nerci Barp, o vice-prefeito Nilo Graupner, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente Agnaldo Alves de Sousa, extencionista Giovani Riscarolli, auxiliar administrativa da Epagri Schirlei Schmidt, além dos agricultores, palestrante e do médico veterinário da Epagri Alexandro Koling.

O engenheiro florestal, Laurindo Salante, palestrante dos temas Eucalipto e Pinus, ressaltou a importância da qualidade das mudas em todo o sistema produtivo, desde a escolha da variedade, sanidade das mesmas e principalmente a qualidade na produção. O preparo do solo para transplante precisa ser feito de acordo com a análise de solo e o manejo da floresta é essencial para o desenvolvimento e qualidade das árvores, o que repercutirá no futuro na hora da venda.

“O mercado é promissor para os reflorestamentos bem implantados e bem conduzidos”, ressalta o extencionista da Epagri, Giovani Riscarolli, “pois a qualidade da madeira é fundamental para a sua finalidade, o que reflete diariamente no valor agregado que ela possa dar”.

Outro assunto foi o sistema silvipastoril que é o aproveitamento das áreas reflorestadas com pastagens perenes de verão, para pastoreio de gado de leite ou de corte.

Durante o período de crescimento e desenvolvimento do reflorestamento, são feitos desbastes das árvores para o plantio de pastagens. “É uma forma de melhorar a venda da propriedade em curto prazo e existem pastagens de qualidade como: a missioneira gigante e amendoim forrageiro, que são apropriadas para esta tecnologia, diminuindo assim os custos de produção e aumentando a produtividade da carne e leite por hectare”, enfatiza o médico veterinário da Epagri, Alexandro Koling.

O Prefeito Nerci Barp que acompanhou toda a visita técnica, agradeceu ao proprietário Antonino Zappas por ceder o espaço para a visita, ressaltando da situação econômica da atividade de reflorestamento no país e no município.

“Entendo que o Consórcio entre pastagem e reflorestamento é uma excelente oportunidade para os agricultores que trabalham com gado de corte e leiteiro potencializando assim os rendimentos econômicos por áreas de produção. Parabenizo o Antonino Zappas pelo trabalho e disponibilidade da propriedade para passar suas experiências para outros agricultores e também parabenizo o extencionista Giovani Riscarolli pela iniciativa de promover esse dia de campo e pelo trabalho que vem desenvolvendo no município”, finaliza o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Agnaldo Alves de Sousa.

Bianca Heess das Chagas Lima Schroeder

Pin It
Você gostaria de comentar?