Agricultores de Pouso Redondo recebem treinamento de operação e manutenção de microtratores

cursos (2)

Nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), agricultores de Pouso Redondo receberam um treinamento de operação e manutenção de microtratores, oferecido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na Serra do Aterrado.

No curso, os participantes receberam instruções para a manutenção correta e aumento da vida útil dos microtratores. O treinamento abrange segurança e saúde no trabalho (prevenção de acidentes), cuidados com o meio ambiente, identificação dos componentes e suas funções, manutenção diária, condução e manobra, operação de microtrator com implementos e manutenção periódica.

“Um operador precisa saber conduzir a máquina nas diversas situações do dia-a-dia, usar todos os seus recursos disponíveis com qualquer equipamento agrícola. Isso otimiza a produção e a mão de obra”, explica o responsável pela Secretaria Municipal de Agricultura, Antonio Carlos Stramosk.

O treinamento faz parte das atividades de apoio agrossilvipastoril dos treinamentos de formação profissional rural do Senar. É um processo educativo que se integra aos diferentes níveis e modalidades da educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para a vida produtiva e social atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho, com perspectiva de elevação da condição sócio profissional.

O Senar é uma instituição vinculada à Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em nível nacional, e às Federações de Agricultura, em nível estadual. Em Santa Catarina, está vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc). O Senar atende, gratuitamente, mais de 3 milhões de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade e melhoria da sua qualidade de vida.

Pin It
Você gostaria de comentar?