ADR Ibirama vai auxiliar no Censo Agropecuário na região

Foto arquivo Helena Marquardt ADR Ibirama

A Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama vai auxiliar na realização do Censo Agropecuário 2017 em municípios do Alto e Médio Vale do Itajaí, que terá os primeiros dados coletados a partir de outubro. A coordenação dos trabalhos é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da ADR, Edna Beltrame Gesser, explica que cada cidade precisou montar uma Comissão Municipal de Geografia e Estatística e o papel da ADR será auxiliar as comissões e trabalhar na divulgação do Censo para conscientizar a população da importância de responder ao questionário.

O Censo Agro 2017 será lançado oficialmente nesta quinta-feira em Florianópolis  pelo Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa e pelo chefe da Unidade Estadual do IBGE em Santa Catarina, Alceu José Vanzella.

O censo pretende reunir informações de todos os estabelecimentos agropecuários levando em consideração dados sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de todos os portes entre outros. “Através do censo saberemos até como está o beneficiamento e transformação de produtos agropecuários e todos esses dados vão auxiliar as prefeituras e gestores de diversos órgãos a entenderem melhor a agricultura no país e elaborar um planejamento para que ela continue se desenvolvendo de forma sustentável”, esclarece Edna.

Através de um questionário eletrônico, os responsáveis por cada propriedade vão responder uma série de questões a um profissional devidamente identificado pelo IBGE. A divulgação dos resultados preliminares esta prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização de terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal, para todo o Brasil, Grandes Regiões, e Unidades da Federação. A partir de 2018 também serão divulgados os resultados definitivos da pesquisa.

 

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?