1º Encontro de Mulheres Agricultoras da 14ª ADR Ibirama foi um sucesso

IMG_1246

Com uma exposição de trabalhos artesanais, brinquedos caseiros, além de produtos de confeitaria como doces, geléias, compotas, variados tipos de frutos e produtos da agricultura dos 9 municípios da região, o 1º Encontro de Mulheres Agricultoras da 14ª Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Ibirama, foi um grande sucesso, como informa a gerente Edna Beltrame Gesser.

Realizado na Sociedade Desportiva União, o evento contou com a presença do secretário executivo da ADR, José Adalcio Krieger; do prefeito de Vitor Meireles, Lourival Lunelli; do gerente Regional da Epagri, Cesar Augusto Lodi; de secretários municipais de agricultura, técnicos da Epagri e Cidasc, presidentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e de CMDRs; assistentes sociais dos municípios e cerca de 200 agricultoras.

Na abertura do evento, o secretário José Adalcio destacou sua origem agrícola para valorizar o trabalho que as mulheres desenvolvem no meio rural junto à suas famílias, lembrando que é na lavoura que se produzem os alimentos para o mundo, ao mesmo tempo em que agradeceu a presença de todas.

Em seguida, falaram inúmeras lideranças, sempre destacando a importância da mulher no contexto rural, seu trabalho, sua dedicação à família, jornadas extras e principalmente o cuidado e a educação dos filhos.

Em seguida Célio Hoegen, falou dos novos desafios e da força que a mulher tem para desenvolver todas as atividades, procurando motivá-las diante das dificuldades que se apresentam no dia a dia.

Na parte da tarde, foram apresentados 3 cases de sucesso por mulheres agricultoras da região. Roseli May Kniess, do Sítio Colina, na comunidade de Rio Bandeira; em Presidente Nereu, que integra o Projeto Acolhida na Colônia, destacou os serviços de hospedagem, alimentação e diversos outros atrativos que oferece em sua propriedade.

A agricultora Verginea Aparecida Vieira, destacou sua atividade na agroindústria caseira de conservas e geléias do Sítio em Apiúna. Ela falou das dificuldades enfrentadas e que nesta semana foi exportado o primeiro caminhão de pepino em conserva para a Argentina.

A jovem Iara, de Vitor Meireles, falou sobre a produção de bolachas e doces caseiros, que comercializa no município, com mais de 10 produtos diferentes. E está com projeto para ampliar a produção obedecendo a legislação sanitária.

Em um bilhete, uma das participantes deixou para a gerente Edna Gesser, uma mensagem em que expressa “como é bom saber que tem pessoas que valorizam o esforço daquele ser humano que muitas vezes é esquecido até pela própria família. Obrigado pela iniciativa de nos ajudar a não deixar a peteca cair. Que este encontro seja o começo de muitos outros com muito sucesso”.

Na avaliação da gerente de Agricultura Edna Beltrame Gesser, o objetivo do encontro foi alcançado, após ouvir avaliações de mulheres que falaram no final do evento. Para Edna, estas iniciativas devem se repetir sempre.

1201 – Edna na abertura do Encontro de Agricultoras da ADR Ibirama;

1202 – Autoridades que prestigiaram o evento;

1215 – Cesar Augusto Lodi, gerente Regional da Epagri destaca o evento e sua importância;

1229 – O secretário José Adalcio elogia o trabalho das agricultoras;

1246 –  Os trabalhos artesanais expostos e comercializados no encontro;

 

Dante Bonin

Pin It
Você gostaria de comentar?