Teste SAMU ajuda a identificar se familiar está tendo AVC em 4 passos simples

teste-samu-para-avc-0

Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é sempre uma emergência médica e muitas vezes é a família que nota os primeiros sinais de que algo diferente está acontecendo. Os médicos neurologistas e o Ministério da Saúde recomendam um passo a passo simples que pode ajudar a tirar a dúvida e, se for o caso, procurar um serviço médico o mais rápido possível. Conheça o teste SAMU a seguir.

Como reconhecer AVC: teste SAMU ensina

Composto de 4 passos simples e de fácil memorização, o teste SAMU deve ser conhecido para que seja aplicado quando houver a suspeita de um AVC.

Ele identifica alguns dos sintomas iniciais do AVC, que são a paralisia ou fraqueza de um dos lados do corpo e a consequente dificuldade na fala.

A rapidez no atendimento a quem teve um AVC é um dos principais determinantes de como evoluirá o quadro. Quanto mais rápido, melhor o prognóstico do paciente.

Peça para a pessoa sorrir e repare se a boca fica torta.

Peça um abraço e verifique se a pessoa consegue levantar os dois braços.

Solicite que a pessoa cante uma música e atente para a voz “embolada” ou arrastada.

Se você identificar um ou mais desses sinais, ligue para 192 e solicite um atendimento médico de urgência.

Outros sintomas de AVC

Além dos sintomas avaliados no teste SAMU, vale ficar atento ao aparecimento de formigamentos em apenas um lado do corpo, alteração de visão de um olho, dor de cabeça súbita, vertigem, desequilíbrio súbito e confusão mental.

Bolsa de Mulher.

Pin It
Você gostaria de comentar?