Passo a passo para o seu macarrão NUNCA MAIS ficar grudado

macarrao-garfo

Apesar do preparo simples, afinal, basta adicionar o alimento à água, o macarrão perfeito exige alguns truques e macetes para que fique no ponto ideal. Se você ainda sofre por não conseguir fazer a massa al dente e soltinha, precisa conhecer o passo a passo para que ela nunca mais fique grudada.

O primeiro segredo é sempre usar uma panela grande para cozinhar o macarrão e prestar atenção à quantidade de água necessária. O indicado é usar 1 litro para cada 100g do alimento em fogo alto e esperar a água ferver para, então, adicionar a massa.

Ao contrário do que muita gente acredita, adicionar óleo ou azeite na água não evita que o macarrão fique grudado, pois eles apenas diminuem a espuma formada durante o preparo e, por isso, pode ser evitado. O sal, no entanto, é essencial para dar sabor ao prato quando introduzido na água fervente.

Saiba ainda que não é preciso quebrar os fios de macarrão longo caso eles não caibam dentro da panela, já que, quando a parte que já estiver na água amolecer, o macarrão escorregará para dentro por inteiro naturalmente. Lembre-se que não há necessidade de lavar o macarrão com água fria após o preparo, pois isso removerá o amido da massa e ela não absorverá o molho.

Um dos pontos mais importantes na hora do preparo é sempre mexer o macarrão dentro da panela diversas vezes durante o tempo de cozimento para que ele não vai grude e fique soltinho. Outra dica essencial é desligar o fogo pouco antes da massa estar no ponto, reservando ainda quente em uma tigela, dissolvendo um pouco de manteiga.

Se você vai servir o prato com um molho à parte, certifique-se que a manteiga esteja completamente dissolvida no macarrão ou que ele seja regado com uma fina camada de azeite para que ele não grude enquanto esfria.

Bolsa de Mulher.

Pin It
Você gostaria de comentar?