Maisena contra assadura no bebê funciona? E araruta? Aprenda como preparar

bebe-deitado-assadura-fralda-10.16-1400x800

Além das assaduras no bumbum, causadas por uma série de fatores, incluindo os hábitos alimentares da mãe que amamenta, é só chegar o calor para que os pequenos também desenvolvam irritações nas dobrinhas e pescoço. Para evitar o incômodo dois ingredientes da cozinha podem ajudar.

Assadura no bumbum

O primeiro passo para prevenir a assadura é substituir lenços umedecidos por algodão com água, secar a pele do bebê com um secador com jato frio e em baixa potência, aumentar as trocas das fraldas, evitar o uso de pomadas antiassaduras sem necessidade e deixar o bebê sem fraldas quando possível.

Além disso, usar maisena quando a pele estiver assada é uma solução caseira e eficiente. “O amido de milho age absorvendo a umidade e ajuda”, comenta a enfermeira obstétrica Dra. Cinthia Calsinski, de São Paulo.

Deixar o bebê sem fralda, tomar sol na região e secar a área com um secador em temperatura fria e baixa potência também diminui a umidade e, consequentemente, os riscos da assadura se desenvolver.

Assadura no pescoço e dobrinhas

Já para evitar as lesões que comumente aparecem no pescoço e nas dobrinhas, a pediatra Dra. Flávia Oliveira, da Clínica MedPrimus, de São Paulo, também recomenda o uso do amido de milho, e contraindica o talco. “Hoje o uso do talco é contraindicado pelo risco da criança inalar e ter alergia”, explica.

Araruta para assaduras

A culinarista Bela Gil, que recentemente deu à luz seu segundo filho, Nino, compartilhou com suas seguidoras recentemente que, além de maisena, também usa no pequeno farinha de araruta para assaduras. A forma de aplicação é a mesma, basta passar o pó no bumbum ou no pescocinho dele.

A araruta é uma raiz da qual é possível produzir uma farinha assim como a mandioca.

Bolsa de Mulher.

Pin It
Você gostaria de comentar?