Mais do que falta de foco: 8 razões sérias pelas quais você NÃO consegue parar de comer

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Se você se esforça para manter o peso e um equilíbrio na alimentação, mas já adotou diversos tipos de dieta sem atingir o sucesso, saiba que seu problema pode não ser apenas falta de foco ou mesmo disciplina. Confira 8 razões comuns e sérias pelas quais você simplesmente não consegue parar de comer e saiba como evitar:

1. Você não come com a frequência indicada: se você não toma café da manhã, pula refeições e passa horas sem comer imaginando que assim conseguirá emagrecer mais rapidamente, saiba que o efeito será oposto. Quando o estômago está vazio por muito tempo, o corpo libera hormônio estimulante do apetite, deixando você sempre com fome. Por isso especialistas indicam comer a cada 3 horas, entre refeições completas e lanchinhos.

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2. Você não ingere a quantidade ideal de nutrientes: fibras, proteínas e um pouco de gordura saudável são essenciais para garantir bom funcionamento do organismo e sucesso no emagrecimento. Restringir ou cortar completamente algum tipo de nutriente compromete a saúde e a dieta.

3. Você abusa de açúcar e carboidratos simples: em excesso, pão branco, massas, biscoitos e similares, além do açúcar, fazem com que o corpo experimente picos de glicose que rapidamente garantirão energia, mas farão com que você sinta ainda mais fome pouco tempo depois, formando um ciclo vicioso.

4. Você está desidratada: se você não consome a quantidade indicada de pelo menos dois litros de água por dia, saiba que o hábito também compromete a saúde e a dieta. Isso acontece porque o corpo muitas vezes confunde sede com fome, fazendo com que você sinta necessidade de comer mesmo quando está satisfeita.

5. Você sofre com estresse: a condição eleva no corpo a produção do hormônio cortisol que, por sua vez, faz com que ocorra aumento de apetite, especialmente por alimentos doces e ricos em gordura. Identificar o problema ajuda a evitar com que você sinta fome o tempo todo, mesmo após as refeições.

6. Você come sem prestar atenção à refeição: ingerir os alimentos na frente da TV ou do computador ou mesmo com pressa faz com que você ignore a importância da mastigação lenta para a saúde e para a dieta. Comer de forma consciente, aproveitando cada garfada, faz com que você saboreie melhor os alimentos e ainda fique saciada mais rapidamente.

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7. Você não dorme o suficiente: uma boa noite de sono de pelo menos 7 horas é essencial para repor as energias, descansar o corpo e a mente e contribuir para o processo de emagrecimento. Quando você dorme mal, os níveis de leptina caem e os de grelina sobem, fazendo com que você sinta mais fome.

8. Você tem alguma doença que mexe com seu apetite: diabetes, hipertireoidismo, depressão e ansiedade comprovadamente podem aumentar o seu apetite sem você perceber. Consultar um médico e realizar exames periódicos ajudam a controlar e superar a condição.

Bolsa de Mulher.

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