Incontinência Urinária atinge homens e mulheres de todas as idades

Dra Luísa Aguiar
Comemoramos no dia 14 de março, o Dia da Incontinência Urinária. É uma data importante de alerta sobre uma patologia que atinge homens e mulheres de todas as idades. Vale destacar que não é uma doença específica de pessoas idosas e pode ser diagnosticadas em adultos, jovens e inclusive crianças.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, uma e em cada 25 pessoas, sofre de incontinência urinária, apenas no Brasil. Portanto, é uma doença comum, e por isso é fundamental que o público fique informado sobre como identificar, quais os tratamentos disponíveis e sobretudo o impacto que esse tipo de enfermidade causa na vida das pessoas.
 
Apesar de ser uma doença que atinge ambos os sexos, a Incontinência Urinária atinge mais as mulheres. Fatores como gravidez, parto e disfunções hormonais fazem a incidência ser até duas vezes maior em relação aos homens. Após a menopausa, cerca de 40% das mulheres perdem a urina de forma involuntária.
 
A busca do profissional habilitado aumenta as taxas de sucesso do tratamento após o diagnóstico do problema. É importante ressaltar que a perda urinária, se tratada, beira a cura completa. A uroginecologia é a especialidade que estuda as alterações miccionais na mulher bem como as alterações uterinas e vaginais.
 
O tratamento da perda urinária involuntária quando tratada adequadamente tem cura e devolve a auto estima e a qualidade de vida das mulheres reintroduzindo o convívio social tão abalado pelo problema.
Sobre Dra Luísa Aguiar da Silva, CRM 15992 médica formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). É especialista em ginecologia e obstetrícia (Hospital Conceição, Porto Alegre/RS) e uroginecologia (Universidade Federal de SP – UNIFESP). Possui título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Federação Médica Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e é membro da Associação Internacional de Uroginecologia (IUGA). Atualmente atende na Clínica Urogine, com mais de 25 anos de tradição em Florianópolis/SC e é professora do sistema materno infantil, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
 
Sobre a Clínica Urogine – Clínica especializada em ginecologia e obstetrícia, há mais de 25 anos em Florianópolis. Está localizada à Rua Santos Dumont, 182 – sala 1105 – Edifício Life Medical Tower – Centro. Aberto das 8h às 20h. Mais informações contato@urogine.com.br e (48) 3224-7405. Redes sociais: Instragram: @urogine e Facebook: Urogine
Louisiana Waleska Day
Pin It
Você gostaria de comentar?