Existe 1 tipo de brinquedo ideal para cada fase da bebê: veja se você escolheu certo

menina-brincando-divulgacao-chicco-0916-1400x800

Saber escolher o brinquedo certo para o seu bebê, principalmente do 0 aos 12 meses, é fundamental para estimular a imaginação e o desenvolvimento intelectual da criança. É ainda pequena que ela conseguirá, por meio dos brinquedos, lidar com o desconhecido, conhecer novas formas, decodificar sons e absorver novas informações.

O ideal é que, para cada nova habilidade conquistada pelo bebê, como conseguir seguir as coisas com o olhar, falar ou andar, o brinquedo escolhido consiga chamar a atenção do pequeno e seja capaz de estimular ainda mais essas aptidões, além de gerar curiosidade e, claro, entretê-lo. Descubra quais são os melhores tipos de brinquedos para cada fase do seu bebê.

Brinquedos indicados para cada fase do bebê

0 a 4 meses

É durante os primeiros meses de vida que o bebê começa a ter noção dos seus sentidos. Como até o terceiro mês ele ainda não enxerga muito bem, o indicado é investir em ursinhos de pelúcia antialérgicos e que tenham luzes e músicas suaves. Você também pode cantar e conversar com o pequeno para que ele passe a reconhecer sons.

Depois do terceiro mês, que é quando a criança já consegue direcionar o olhar para os objetos, tanto na vertical quanto na horizontal, você pode investir em brinquedos, como o chocalho ou caixas musicais. Opte pelos modelos que sejam bem coloridos e com sons, pois eles ajudam a desenvolver a coordenação manual e a capacidade visual do bebê.

Para dormir, móbiles com sons e projeções coloridas são ótimos para relaxar o bebê. Alguns possuem até sensor de som que ativa automaticamente sempre que o pequeno chorar.

4 a 8 meses

Ao completar quatro meses, o bebê já está na fase de repetir reações, como bater palmas ou acenar. Brinquedos com música, luzes, botões ou que imitem formatos de coisas que eles veem seus pais usando, como celulares, câmeras ou volantes, são ótimos para desenvolver a coordenação motora e explorar as habilidades táteis.

Além disso, é nessa idade que o bebê passa a dar mais atenção aos objetos e até levá-los à boca. Como os dentes começam a aparecer a partir dos seis meses, o ideal é investir em chocalhos com água destilada, que proporcionam alívio para as gengivas dos bebês.

8 meses a 1 ano

Nessa fase, como o bebê já está começando a soltar as primeiras palavras e andar, o ideal é escolher brinquedos focados em estimular a fala, o desenvolvimento motor e as habilidades cognitivas. Você pode investir em brinquedos de montar, carrinhos de cordão, que dê para ele puxar e estimule os primeiros passos ou até em brinquedos bilíngues, que interajam com a criança e a façam repetir palavras em outros idiomas explorando, assim, uma nova cultura.

Bolsa de Mulher.

Pin It
Você gostaria de comentar?