Rio do Sul inicia nos JABs a preparação para a temporada

volei Rio do Sul2

A estreia do time de voleibol feminino de Rio do Sul nos Jogos Abertos Brasileiros (JABs) será nesta sexta-feira (31). O congresso técnico que vai definir as chaves da competição em Criciúma, no sul de Santa Catarina, será ainda na quinta-feira e por enquanto, o time apenas a certeza que representará o Estado contra outros sete times: Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará e Espírito Santo.

Os oito times serão divididos em duas chaves de quatro que jogam entre si na sexta-feira, sábado e domingo. Os dois melhores se classificam para a semifinal na segunda-feira e a no dia seguinte será a decisão.

O time de Rio do Sul já está na cidade sede dos jogos e o técnico Rogério Portela preferiu não fazer previsões sobre o campeonato. Com 12 jogadoras no elenco entre as remanescentes do time que disputou a última Superliga, novas contratadas e algumas apostas da categoria de base de Rio do Sul ou de times de Santa Catarina.

Um dos exemplos é a ponteira Amália Zilio Pereira, que chegou em Rio do Sul nesta semana. Com 19 anos, a atleta já vem se destacando por defender o Estado em competições juvenis. Ela é irmã de Natália Zilio, medalha de ouro na Olimpíada de Londres pela seleção feminina e atualmente nova contratada do time do Campinas (SP).

“Tivemos pouco tempo para reunir o grupo e chamar novas jogadoras para esta competição que é curta mais é importante para termos uma ideia de nossa condição após o intervalo de jogos desde o fim da Superliga”, explica Portela. Ele pediu ao grupo comprometimento na competição, mas prefere não colocar a conquista do campeonato como meta. “O mais importante é que nós precisamos jogar com seriedade, representando bem Rio do Sul e Santa Catarina que é sede dos Jogos”.

O time de Rio do Sul será formado por cinco remanescentes da última Superliga: a levantadora Jaque, as centrais Edna e Camila Paracatú, a ponta Priscila e a oposta Vanessa Janke. Como novidades, a equipe apresenta a levantadora Jordane (ex-São Caetano) as opostas Ariane Tolentino e Amabile Koester (Nova Trento/SC), Amália Zilio Pereira como ponta, a líbero Juliana Tomazoni (Nova Trento), as centrais Edna Bugmann (Blumenau) e Flávia Maria Mendes (categoria de base de Rio do Sul). O treinador Rogério Portela terá como auxiliar técnico, Aguinaldo dos Santos.

Clóvis Eduardo Cuco

Pin It
Você gostaria de comentar?