Jogos Escolares de Santa Catarina terão luta olímpica em 2017

0002

As edições de 2017 dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos terão uma novidade que há muito tempo era aguardada pela comunidade escolar: a inclusão da luta olímpica. A iniciativa terá parceria entre a Fesporte, organizadora do evento, e a Federação Catarinense de Wrestling (luta em inglês) e já passa a valer para as etapas estaduais que serão realizadas em São Bento do Sul, na faixa etária de 12 a 14 anos (no período de 28 de junho a 2 de julho), e em Curitibanos, entre os dias 6 a 10 de setembro, que inclui atletas de 15 a 17 anos.

Para Josélia Maranho, técnica da Gerência de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, a introdução da luta olímpica nos Jesc vem preencher uma lacuna: “Era a única modalidade que Santa Catarina não disputava na etapa nacional dos Jogos Escolares. Agora estaremos presentes em todas”, enfatizou Josélia.

Ela disse que a ideia começou a tomar corpo no final do ano passado, em Mato Grosso do Sul, quando participou de uma reunião avaliativa entre representantes estaduais, dirigentes de confederações esportivas e integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (Cob), ocasião em que foi sugerido que Santa Catarina implantasse na sua etapa estadual a luta olímpica.

Após, chegando ao Estado, a Fesporte procurou a Federação Catarinense de Wrestling, cuja sede é em Tubarão, para implantar a modalidade nas competições escolares.

“Acredito que, a partir desta inclusão da luta olímpica nos Jesc, esta modalidade terá um outro patamar”, diz Talita Rosa Giongo, presidente da federação esportiva. A ideia, segundo ela, é difundir esta prática esportiva nas escolas catarinenses com auxílio da Fesporte, federação e professores de educação física, já que a modalidade figura como esporte olímpico e pode ser um importante canal para a descoberta de futuros campeões.

De acordo com Talita, a luta olímpica tem cerca de 200 praticantes em Santa Catarina, em sete núcleos: Florianópolis, Garopaba, Tubarão, Cocal do Sul, Blumenau, Gaspar e Lontras. Diz ainda que os atletas mais qualificados estão na faixa acima dos 17 anos, portanto será necessário realizar um trabalho de difusão da modalidade para a descoberta de campeões na faixa escolar dos Jesc.

Todos os anos, Santa Catarina participa das etapas nacionais dos Jogos Escolares 12 a 14 anos e 15 a 17 anos que são os Jogos da Juventude promovidos pelo Cob no meio e no final de ano. A delegação catarinense é formada pelos campeões estaduais dos Jesc, com o gerenciamento do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte.

Antonio Prado

Pin It
Você gostaria de comentar?