FMD Rio do Sul terá equipe de ciclismo em 2018

Foto Arthur Hoffmann - Diego, Ailton Foster, Marcelo Klaumann, Alair Xavier e Luisinho

A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul segue definindo seu planejamento para o próximo ano. Uma das novidades é que o município terá uma equipe completa de ciclismo, para Olesc, Joguinhos Abertos e Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Além do investimento em competições, cinco atletas serão bolsistas da FMD.

Serão em torno de 15 a 20 atletas que fazem parte da equipe. De acordo com o superintendente da FMD, Jeberton Fermino, a base do grupo é a mesma que disputou os Jogos Abertos de Santa Catarina nesta temporada, conquistando uma medalha para Rio do Sul, o que não acontecia desde 2007. Entre as provas que os atletas vão disputar estão cross country, marathon, estrada, contra relógio, downhill e bicicross.

Entre os atletas bolsistas estão Claudemir Vaz que competia por Itapema, mas treina em Rio do Sul. Guilherme Amado Hadlich, que já integrou a equipe de ciclismo do Avaí, também será contemplado. Juliano Ern e Marcelo Klaumann também representam o município, assim como Tiesco Schiitz do downhill. O outro atleta da FMD é Alair Xavier. A proposta é ter uma equipe de ciclismo feminino, mas neste primeiro ano o objetivo é montar um grupo de mulheres que possam participar dos Jogos Abertos. Quem fará essa seleção será Alair Xavier e Vitória Claudino, que já participa da competição estadual nesta temporada.

De acordo com Fermino, a equipe se formou por vontade dos atletas e da Fundação que pretendem montar um projeto consistente, buscando patrocínios e recursos para custear as despesas das competições. “Nesse ano como forma de incentivo vamos dar algumas bolsas aos atletas, além disso, vamos ajudar em competições da Federação Catarinense de Ciclismo com transporte, custeio e inscrição. A proposta é dar um pontapé inicial e aos poucos vamos aumentando o investimento e buscando mais parceiros para ajudar essa modalidade que tem tanta história em nosso município”, comentou.

Além dos bolsistas, devem integrar a equipe os seguintes atletas: Elton Becker, Ailton Foster, André Felipe, Luis Henrique Visentainer, Elson Gracioli, Diego Vieira e Roberto Jurk. No bicicross, os atletas do Clube Rio-sulense da modalidade continuam representando o município, mas também vão integrar a equipe nas competições Fesporte.

Base também será contemplada

Além da equipe adulta que será formada, a Fundação terá representantes na Olesc e Joguinhos Abertos. Na Olimpíada Estudantil foram conquistadas duas medalhas para o município neste ano e a proposta é aumentar os investimentos visando mais resultados. Um dos atletas que representará a capital do Alto Vale será Felipi Losi, que nesta temporada competia por Itapema e venceu a Volta de Brusque e Ituporanga, além da 11ª colocação no Joguinho Abertos. Além dele, outros nomes devem fazer parte da equipe que terá coordenação de Moacir Claudino.

Arthur Hoffmann

Pin It
Você gostaria de comentar?