Esperança de ser astro começa pelo Atlético

Atlético - Técnico Fábio Beninca (com camisas na mão)

O sonho de se transformar num jogador de futebol, quem sabe suceder craques como Ronaldo Fenômeno, Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, entre outros, levou mais de 100 adolescentes, entre 15 a 17 anos, a participar da “peneira” promovida pelo Atlético Hermann Aichinger. O número superou as expectativas do técnico Fábio Beninca, que juntamente com os ex-jogadores Jairo e Marcelinho, que defenderam o clube de Ibirama, tem a missão de selecionar quem tem continua, na condição de pré-selecionado. O mesmo tipo de é realizado em Rio do Campo, onde fica o Centro de Treinamento dos juniores. O objetivo é formar as equipe que disputarão o Campeonato Catarinense.

Com camisas de seus clubes do coração, como Flamengo, Fluminense, Palmeiras e até mesmo do Barcelona, os futuros craques chegam cedo ao Estádio da Sociedade União e aguardam o momento do tão sonhado. Muitos deles já participaram de peneira promovida por olheiros da dupla Grenal e até mesmo do Santa Cruz, de Recife (PE) e Vitória, da Bahia. Outros tentaram a sorte em times aqui mesmo de Santa Catarina, no Metropolitano, Avaí, Figueirense e Joinville, mas não deram sorte. Se contentam até mesmo seguir o caminho do atacante Leandro Damião, do Internacional de Porto Alegre, que começou nos juniores do Atlético, que já atuou em 17 oportunidades com a camisa da Seleção Brasileira.

Pré-selecionados já no primeiro dia Ciro, Bruno, Gabriel, Marcos, Dudu, Gian, Rafael e Leonardo já se tornaram amigos, mesmo sabendo que no jogo-treino de sábado, diante da Fundação Fexponace, de Ituporanga, alguém poderá ser cortado. Eles residem em Presidente Getúlio, Dona Emma e Witmarsum. O meia Jonaninha é natural de Pinhalzinho (SC) tem 17 anos e desde os nove tenta seguir carreira num clube profissional. No Atlético é a primeira experiência. Foi levado pelos pais que dão total apoio. Apesar de ter sido pré-selecionado, recebeu uma notícia não animadora. Como completa 18 ainda esse ano, só pode jogar nos juniores. O fã de Cristiano Ronaldo vai se apresentar ao técnico Kardek Ramos para treinar em Rio do Campo, distante cerca de 90 quilômetros de Rio do Sul, onde reside.

Beninca disse que se surpreendeu com a qualidade dos atletas na faixa dos 15 anos. “Lamentavelmente tivemos que dispensá-los neste momento porque ainda são da categoria infantil e o Atlético não tem um trabalho nesta faixa”. O técnico observou que isso comprova o sucesso do trabalho de base realizado a nível escolar que vem sendo realizado nos municípios da região. Ele enalteceu o apoio que esses jovens atletas estão recebendo dos seus familiares. “Temos pais aqui, como um de Ascurra, que está trazendo diariamente o filho, que já está pré-selecionado e provavelmente fará parte do time juvenil”. “Nós só temos a agradecer às pessoas que estão acreditando no projeto de revelar jogadores na própria base”.

Atlético base2

Pin It
Você gostaria de comentar?