Alunos de Salete participarão do Programa Atleta na Escola

Alunos de Salete participarão do Programa Atleta na Escola

A secretaria de educação, cultura e desporto da cidade de Salete realizará nos dias 24 e 25 de junho a etapa escolar do Programa Atleta na Escola. A iniciativa do Governo Federal tem como premissas a democratização do acesso ao esporte, o incentivo da prática esportiva e a identificação e orientação dos talentos escolares.

Na cidade de Salete poderão participar 223 alunos, que foram enquadrados no censo escolar, divididos nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, da escola de ensino fundamental Bernardo Rohden e do centro educacional Prefeito Affonso Rohden. As atividades serão coordenadas pela secretaria municipal de educação, membros do comitê organizador e diretores das unidades escolares.

O Programa Atleta na Escola é composto por quatro fases: escolar, municipal, regional, estadual e nacional. Nesta ordem, cada etapa é classificatória para a posterior e a cada eliminação serão selecionados os melhores atletas. Neste ano, será trabalhada a modalidade Atletismo nas provas de velocidade, resistência e salto em distância.

Para participar, as escolas realizaram a adesão, por meio da ferramenta PDE Interativo criada pelo Ministério da Educação, para apoiar a gestão escolar. As secretarias municipais solicitaram a adesão pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

O principal objetivo do programa é difundir a prática esportiva entre os alunos brasileiros, e assim identificar jovens talentos. A iniciativa de formação esportiva escolar tem como meta a participação de 5 milhões de estudantes entre 12 e 17 anos, de 20 mil escolas.

 O Programa

Lançado no início de maio pelos ministérios da Educação, Defesa e dos Esportes, o programa pretende democratizar o acesso ao esporte desde a escola, incentivar a prática esportiva nas escolas e identificar e orientar jovens talentos escolares. O Atleta na Escola também tem como objetivo servir de base para o plano Brasil Medalhas, investimento de R$ 1 bilhão em ações para que o país fique entre os dez melhores colocados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

O Ministério da Educação fará repasse de recursos para a realização de competições pelas escolas, municípios, estados e Distrito Federal. Os recursos serão distribuídos por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), operacionalizado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Pin It
Você gostaria de comentar?