Alair Xavier termina Brasil Ride com a quarta colocação

O ciclista Alair Xavier, da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul, terminou entre as cinco melhores duplas colocadas na oitava edição do Brasil Ride, que foi disputado em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, na Bahia, durante toda a última semana. O evento que é a principal ultramaratona de MTB das Américas teve sete etapas disputadas durante uma semana envolvendo os melhores pilotos do mundo da modalidade.

Foto Divulgação - Alair Brasil Ride

Competindo ao lado de Robson Ferreira, seu parceiro de prova, Alair disputou com outros 500 concorrentes à categoria Open, a principal da competição, ficando com a 13º colocação na prova que contabilizou pontos para o ranking mundial. No geral, os competidores acabaram com o quinto posto reunindo competidores de toda América Latina.

No primeiro dia os atletas andaram por um percurso de 21 quilômetros, já no segundo dia de competição percorreram um percurso de 130 quilômetros entre Arraial d’Ajuda e Guaratinga. Na região montanhosa do extremo Sul da Bahia, os atletas participaram da terceira etapa pedalando 74 quilômetros com 2.559 metros de altimetria acumulada.

Na quarta etapa da competição, o rio-sulense participou da etapa mais longa do Brasil Ride com percurso de 90 quilômetros e altimetria de 2.963 metros. Na quinta etapa os competidores percorreram cerca de 130 quilômetros para voltar a Arraial d’ Ajuda. O sexto dia de competições separou as duplas, onde os atletas percorreram quatro voltas de 31,8 quilômetros em Arraial d’Ajuda, onde a média dos tempos foi somada. O último dia envolveu os competidores em 73 quilômetros de disputas.

De acordo com Alair, a prova foi muito disputada e competitiva. Ele explicou que se preparou durante dois meses para a prova que teve mais de 700 quilômetros percorridos. “Depois de sete dias convivendo com mais de 500 loucos apaixonados por bike e os melhores atletas do mundo acabei de concluir uma realização pessoal, e um sonho de criança, que era disputar uma prova de importância mundial e terminar bem colocado. Obrigado a todos que me ajudaram na realização desse sonho”, comentou.

A oitava edição da Brasil Ride reuniu 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), último dia da prova, a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, teve mais 1.000 ciclistas. A competição distribuiu aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial.

Pin It
Você gostaria de comentar?