Globo perdeu um terço do público nos últimos dez anos

not

Embora ainda seja a líder incontestável do ranking de audiência da TV brasileira, a Globo tem sido a principal vítima da ‘fuga’ dos telespectadores da TV aberta, que têm migrado para a TV por assinatura e para a Internet.

De acordo com um levantamento feito pelo jornalista Daniel Castro, do NTV, a emissora perdeu cerca de 33% de seus telespectadores nos últimos dez anos. Os dados se referem aos índices obtidos pela Globo no horário nobre (18h a 0h), de segunda a sexta.

Em 2004, a média de audiência da emissora nesta faixa horária era de 38 pontos, 13 a mais que os 25 atuais. Desde 2008, os índices da Globo no horário nobre estão abaixo de 30 pontos e, a partir de 2011, a queda é ininterrupta. A perda de público do “Jornal Nacional” e das novelas das 21h da Casa são apontados como principais responsáveis pela curva decrescente.

Apesar dos dados alarmantes, a emissora ainda está longe de ser ameaçada por Record e SBT, que costumam marcar menos de um terço da média global entre 18h e 0h.

Pin It
Você gostaria de comentar?