Udesc apresenta peça “Auto da Compadecida” pelo Estado

AutoDaCompadecida_Jerusa_Mary

Resultado da disciplina de Montagem Teatral do curso de Licenciatura em Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a peça “Auto da Compadecida” circulará por três cidades catarinenses a partir desta sexta-feira, 29, quando será apresentada às 20h no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis.

As apresentações gratuitas ocorrem por meio do projeto Interiorizando Ceart, parceria entre a pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade e o Centro de Artes (Ceart) da Udesc. A encenação também finaliza a programação da 3ª Semana Integrada do Ceart, que ocorre de 27 a 29 de setembro em diversos espaços culturais de Florianópolis.

O espetáculo é o primeiro a ser realizado pela Cia. Caras de Boneco, que surgiu da união de 15 estudantes da Udesc Ceart, e utilizará o texto original de Ariano Suassuna, renomado dramaturgo brasileiro. O texto de Suassana sintetiza elementos do Movimento Armorial, também idealizado pelo autor, e mescla elementos da cultura local, como a literatura de cordel, música, além de elementos circenses, com o objetivo de reunir figuras da cultura popular nordestina e obras clássicas da literatura.

Através do espetáculo, a Companhia busca dialogar com estes elementos utilizando de cenografia, do figurino e da música, contando com trilha sonora arranjada e orquestrada por integrantes da Orquestra Acadêmica da Udesc. No elenco e na produção 15 acadêmicos se revezam nas diferentes funções do espetáculo, que conta com atores, bonecos, além de um cenário que utiliza tecidos e bambus para retratar as mudanças de tempo e ambiente que ocorrem na peça.

A peça tem direção de Paulo Balardim, assistência de direção de Vicente Concilio e preparação vocal de Daiane Dordete, todos professores da Udesc. Após a apresentação em Florianópolis, e peça seguirá com sessões em Joinville, em 5 de outubro, e Chapecó, em 31 de outubro. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Sinopse da peça:

No Auto da Compadecida testemunhamos a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres, que fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão, enganando e trapaceando quem estiver pela frente, após a chegada de cangaceiras na cidade, os habitantes são mortos e a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da Compadecida.

Ficha Técnica:

Elenco: Antonio Maggioni; Cauana Cidade; Dalton Madruga; Giovana Henckmaier; Gui Raphael; Iscarlat Lemes; Jerusa Mary; João Ferreira; Jocasta Germano; Luiza Fuchs; Naguissa Takemoto; Natália Bona; Vinicius Lorenz; Yolanda Sais; Willian Ferzan.
Direção e Cenografia: Paulo Balardim
Assistente de Direção: Vicente Concílio
Preparação Vocal: Daiane Dordete
Direção Musical: João Titton
Figurino: Ana Dorst, Roberta Xavier e Yuri Lima Cabral
Desenho e Operação de Luz: Gabriel Velasques
Fotos: Jerusa Mary
Divulgação: Antonio Maggioni e Gui Raphael
Material gráfico: Carla Pietra e João Paulo Ferreira
Cenotécnica, Produção e Realização: Cia. Caras de Boneco.
Escultura do boneco Encourado: Vinicius Pereira
Entidades beneficiadas: Casa São José, Casa da Criança do Morro da Penitenciária e Creche São Francisco de Assis.

Pin It
Você gostaria de comentar?