Rio do Sul – Sesc traz exposição Retratos do Comércio

29-10-2012-10-17-01-retratos-do-comercio-brusque-2012

O Sesc traz para Rio do Sul, a partir desta sexta-feira (23), a exposição “Retratos do Comércio” do fotógrafo Álvaro Diaz, de Florianópolis. A mostra ficará disposta na Galeria Schroeder, no Centro e a abertura será às 16 h.

O projeto fotográfico busca dar visibilidade às pessoas que trabalham no comércio nas áreas centrais das cidades de Santa Catarina. É um trabalho que teve início em novembro de 2011. São imagens de pessoas em seus trabalhos e ofícios nos mais variados estabelecimentos comerciais nas principais regiões do estado.

Todas as fotografias foram obtidas no dia 29 de maio de 2013 com uma câmera Graflex, modelo Crown Graphic 4×5, de 1956, e filmes Ilford FP4+. A visitação pode ser feita até o dia 2 de setembro.

Sinopse

Este projeto objetiva explorar a visibilidade/invisibilidade do comércio e oferecer um entendimento mais amplo do trabalho manual no mundo contemporâneo.

A globalização, a tecnologia da informação, a mídia, o deslocamento dos trabalhadores do campo para a cidade em um dos estados mais ricos de um país emergente – todos esses e outros fatores continuam a ter um efeito sobre as profissões mais tradicionais, geralmente sem que o próprio trabalhador se dê conta disso, exceto quando, já tarde demais, o desemprego bate à porta.

Nos últimos 50 anos diversas profissões deixaram de existir em todos os setores produtivos, mas as mudanças se fizeram sentir mais nitidamente no comércio do que na indústria. O paradoxo é que essa maior exposição dos trabalhadores de atividades comerciais mais tradicionais os faz, de certo modo, menos visíveis. Profissões desaparecem diante dos nossos olhos antes que nos demos conta do que aconteceu (Não havia um alfaiate ali? Onde foram parar todas as escolas de datilografia?).

Pin It
Você gostaria de comentar?