Rio do Sul promove Semana da Consciência Negra

Rio do Sul promove uma sequência de atividades para valorizar e debater a história e a representatividade de uma das matrizes étnicas e culturais da cidade e do Alto Vale. É a Semana da Consciência Negra, que terá palestras, debates, exposições e atividades artísticas gratuitas entre 17 e 22 de novembro. A programação é gratuita e será realizada na Fundação Cultural, em escolas e no centro da cidade.

Entrega da Comenda Escrava Anastácia 2015 pela Câmara de Vereadores - Foto Tiago Amado

Entrega da Comenda Escrava Anastácia 2015 pela Câmara de Vereadores – Foto Tiago Amado

O evento é promovido em parceria com a Associação Cultural Anastácia da Raça Negra (Acarnap) e a Câmara de Vereadores. A programação terá palestra com Stéphany Souza, estudante de Direito, pesquisadora e ativista social na defesa dos direitos da comunidade negra, além da Exposição Pedaços, com artesanatos de Noeli de Souza, presidente da Acarnap. Também serão realizados um debate sobre diversidade, uma roda de conversa e uma exposição fotográfica sobre a Beira – antiga comunidade que exista nas imediações do centro e do bairro Jardim América, em Rio do Sul, e que abrigava parte da comunidade negra da cidade.

A Câmara de Vereadores fará uma sessão solene em comemoração ao Dia da Conscientização da Raça Negra (20 de novembro) e a entrega da Comenda Escrava Anastácia. A homenagem será entregue a Michael Luis da Costa, que é formato em Direito e atua junto à Acarnap. Informações: (47) 3521 7702. 

Semana da Consciência Negra em Rio do Sul

17/11 (quinta-feira) – 20h

Abertura da Exposição Pedaços – Noeli de Souza (Associação Cultural Anastácia da Raça Negra – Acarnap)

Palestra com Stéphany Souza (de Carazinho/RS. Estudante de Direito. Integrou o grupo de estudos de questões de gênero do Projeto de Enfrentamento à Violência da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra. Delegada estadual de promoção da igualdade racial, militante do Movimento de Mulheres em Luta, ativista social em defesa dos direitos das mulheres, indígenas, negros, LGBT e outros grupos)

Será servido coquetel temático com comidas de origem afro

 

19/11 (sábado) – de manhã

Cortejo com Grupo Capivara Cultura Rítmica (Blumenau)

Centro de Rio do Sul

 

20/11 (domingo) – à tarde

Ações integradas à programação do evento Sofá na Rua: roda de conversa sobre a Beira, Exposição Fotográfica Beira e exposição e venda de artesanato de Noeli de Souza (Associação Cultural Anastácia da Raça Negra – Acarnap)

Em frente ao Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul

 

21/11 (segunda-feira) – 20h

Sessão da Câmara de Vereadores e entrega da Comenda Escrava Anastácia

Câmara de Vereadores de Rio do Sul

 

22/11 (terça-feira) – 20h

Roda de conversa sobre diversidade com palavra aberta

Participação: historiador para mediação, professores e pesquisadores da área e pessoas com notório envolvimento com movimentos sociais e diversidade: haitiano, indígena, alemão e movimento LGBT

Fundação Cultural de Rio do Sul

 

Tiago Amado

Pin It
Você gostaria de comentar?