Reunião com Setoriais Artísticas dá início a implementação do Sistema Municipal de Cultura em Rio do Sul

Fundação

Aconteceu no dia 16 de maio, na FCRS – Fundação Cultural de Rio do Sul, a reunião com os representantes das Setoriais artísticas da sociedade civil, dando início as ações de implementação do SMC – Sistema Municipal de Cultura de Rio do Sul.

Foram tratados assuntos a respeito da adequação do projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura no município, revisão das cadeiras do Conselho Municipal de Políticas Culturais, além de orientações sobre a 1ª Conferência de Cultura de Rio do Sul, a ser integrada à 3ª Conferência Nacional de Cultura e por fim, a apresentação da identidade visual do sistema.

Para o Superintendente da FCRS, Willian Sieverdt, o SMC vem para organizar os diversos setores ligados a área, além de estimular o diálogo entre coletivos e poder público. “Todos têm a ganhar e Rio do Sul precisa estar na ponta”, afirmou.

O encontro também serviu para redefinir a formação das Setoriais e a busca de mais representantes da sociedade civil, ficando assim definidas: Artes Cênicas, com dança, teatro, circo e patinação; Artes Visuais, Design e Moda; Audiovisual e Comunicação; Formação em Cultura, com professores, professores de arte e arte-educação; Literatura, Livro e Leitura; Patrimônio Imaterial e Identidade, com danças típicas, afro-brasileiras, carnaval, bolão e tiro e Patrimônio Material, com museus, espaços de memória e bens tombados.

A próxima reunião das setoriais será realizada no dia 03 de junho de 2013, visando acelerar o processo: “O cronograma estipulado pelo Governo Federal para implementação do Sistema Municipal de Cultura, exige agilidade na organização e ações”, enfatizou Willian Sieverdt.

Pin It
Você gostaria de comentar?