Obra sobre casal que começou a empreender em 1950 foi lançada em Ibirama

Foto_009-2016 (Lançamento livro Professora Eliana)

Mais de 80 pessoas estiveram presentes no lançamento do livro “Vocação Empreendedora atravessando gerações: a origem, história e legado de Ilse e Frederico Jaeger”. Foi no dia 9 de setembro, no prédio do Hansahoehe, em Ibirama. A obra de Eliana Vogel Jaeger traz um relato histórico da trajetória empreendedora do casal que, à frente de seu tempo, serviu de referência para a continuidade do empreendedorismo não só da família. “Empreender é um desafio sempre. Imagine então em 1950. Acredito que as lições de comportamento gerencial e atitude no trabalho dos dois possam contribuir e inspirar os empreendedores de hoje”, diz Eliana.

O livro conta a origem da família e a trajetória do casal que começou a empreender com uma ferraria. Depois de anos de trabalho e muita criatividade para acompanhar as mudanças de demanda do mercado da época, uma enxurrada destruiu grande parte do patrimônio. Eles não desistiram e reconstruíram a vida e outra empresa em outro bairro de Ibirama, a Serra São Miguel. Nascia no dia 1º de março de 1975 as Indústrias Cimecar Ltda.

A empresa passou a produzir tubos de cimento. Depois surgiram outras alternativas para oferecer mais produtos e assim aumentar as opções de vendas. “Esse livro é importante porque deixa registrada a história da família que é parte da história de Ibirama. Destaco a qualidade dos produtos e serviços que prestam até hoje. São reconhecidos por fazerem bem feito, pela capacidade de gerenciamento e de empreender não só na região, mas em todo o país”, comenta o vice-prefeito de Ibirama, Francisco Asbreno Lohn.

Em 2002, a partir da cisão da empresa Cimecar Pré-moldados Ltda, surgiram a Pré-Vale Pré-moldados de Concreto Ltda e a Pré-Fabricar Construções. As duas organizações são destaques no setor e gerenciadas por filhos do casal. O livro estará à venda na Office Papelaria em Ibirama e nas livrarias Central Livros de Rio do Sul e Catarinense de Blumenau.

Camile Magalhães

Foto: Ernani Roos.

Pin It
Você gostaria de comentar?