Livro mostra o talento empreendedor de casal do Alto Vale do Itajaí desde 1950

Empreender é um desafio, principalmente em tempos de crise. Hoje, mesmo com tanto conhecimento e tecnologia à disposição, é difícil. Imagine então como era ser um empreendedor em 1950. Foi nesse ano que o casal Ilse e Frederico Jaeger, netos de imigrantes alemães, deu continuidade a empresa no Alto Vale do Itajaí fundada pelo pai dele. Foi aí que aprenderam e aplicaram diversos conceitos que podem ser considerados arrojados para a época. Os detalhes estão no livro de Eliana Vogel Jaeger “Vocação Empreendedora Atravessando Gerações: a origem, história e legado de Ilse e Frederico Jaeger”. O lançamento será no dia 9 de setembro, às 19h, no salão de festas Friedrich Kröner no prédio do Hansahoehe, em Ibirama. “A palavra resiliência esteve presente em muitos momentos dessa história que sempre admirei. Por isso a ideia de mostrar como venceram dificuldades e desafios. Foi exatamente um ano de pesquisas e entrevistas. Espero que seja uma inspiração para empreendedores e estudantes que sonham em empreender”, destaca a autora Eliana Vogel Jaeger.

O livro conta a origem da família e a trajetória do casal que começou a empreender com uma ferraria. Depois de anos de trabalho e muita criatividade para acompanhar as mudanças de demanda do mercado da época, uma enxurrada destruiu todo o patrimônio. Eles não desistiram e reconstruíram a vida e outra empresa em outro bairro de Ibirama, a Serra São Miguel. Nascia no dia 1º de março de 1975 as Indústrias Cimecar Ltda. A empresa, com oito colaboradores, passou a produzir artefatos de cimento e carrocerias de produtos automotores. “Estudando para escrever percebi e me surpreendi com o quanto da teoria conhecida hoje sobre empreendedorismo eles já utilizavam. Por isso decidi fazer esse registro. Em um dos capítulos, uni a teoria de referências na área da administração e a prática realizada por eles”, conta Eliana. Em 2002, a partir da cisão da empresa Cimecar Pré-moldados Ltda, surgiram a Pré-Vale Pré-moldados de Concreto Ltda e a Pré-Fabricar Construções. As duas organizações são destaques no setor e gerenciadas por filhos do casal. O livro estará a venda na Office Papelaria em Ibirama, e nas livrarias Central Livros em Rio do Sul eCatarinense em Blumenau.

Mais sobre a autora

Foto_001-2016 (Ilse e Frederico Bodas)

Eliana Vogel Jaeger nasceu em Blumenau. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí e mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Faz parte do conselho editorial da Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, Revista Científica Semana Acadêmica e Tecnologias para a Competitividade Industrial. Tem textos publicados em veículos como a Revista Teoria e Prática da Educação e Dialogia. Faz parte da Associação Brasileira de normas técnicas (ABNT) desde 2012. Organizou com outro autor, um livro que foi resultado de trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia. Publicou com outros autores, artigos, capítulos de livro. A publicação mais recente é o livro “Trabalho Voluntário” que traz o resultado de uma pesquisa em Ibirama.

Pin It
Você gostaria de comentar?