Livro Beira de Rio: Uma Beira de Histórias é lançado em Rio do Sul

Beira - Rio do Sul 2

Nesta quinta-feira, dia 5, será realizado o lançamento do livro Beira de Rio: Uma Beira de Histórias. A obra, de autoria da professora Jucelia Denise Hardt, será apresentada às 20h, na Biblioteca Pública Municipal, na sede da Fundação Cultural de Rio do Sul.

A obra aborda a formação e o cotidiano da Beira – comunidade que existia, desde a década de 40, às margens do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, nas imediações do centro e do bairro Jardim América. Também a visão da imprensa sobre a comunidade e o processo de desapropriação da área, na década de 80. A autora tomou por fonte jornais antigos, textos e livros históricos, leis e entrevistas para construir a narrativa.

O livro é um dos 28 projetos contemplados no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2015, instituído pela Prefeitura e Fundação Cultural. O projeto foi aprovado na área de Patrimônio Material e Memória e prevê a doação de exemplares para bibliotecas e instituições de ensino da cidade.

Jucelia é professora da rede estadual de ensino, historiadora e pedagoga, com formação complementar em Culturas e História dos Povos Indígenas.

Tiago Amado.

 

Pin It
Você gostaria de comentar?