Jurerê Jazz Festival terá 14 shows gratuitos, sendo três deles nacionais

The Ipanemas.

O Jurerê Jazz Festival – que acontece de 20 de abril a 1º de maio, em Florianópolis – trará ao público em geral a oportunidade de assistir a grandes shows de artistas nacionais e regionais de graça. A ideia do evento é democratizar o acesso à música de qualidade que é produzida atualmente no Brasil e em Santa Catarina. A maioria das apresentações será no Jurerê Open Shopping, além de jam session no IL Campanario Villaggio Resort.

Entre os shows nacionais gratuitos estão o de Nuno Mindelis (SP), no dia 23, às 20h, no Jurerê Open Shopping. Ele é um dos mais conceituados guitarristas de blues do Brasil e recebeu o prêmio de “Melhor Guitarrista de Blues” pela Guitar Player Magazine (EUA), a Bíblia mundial da guitarra, em 1998. Para o show do Jurerê Jazz Festival, Nuno e banda darão ênfase a músicas do álbum mais recente, Angels & Clowns, além de temas de álbuns anteriores e alguns clássicos que não podem faltar no repertório.

Já no dia 29, também às 20h, o show nacional gratuito será com Carlos Malta e Pife Muderno (RJ), numa apresentação instrumental de alto nível.O grupo acrescentou percussão e outras influências – jazz, rock, MPB e toda a diversidade que compõe suas estantes -, à sonoridade do pífano, que tem suas origens no Brasil na adaptação indígena às flautas europeias. O Pife Muderno tem três álbuns lançados, sendo que o “Carlos Malta e Pife Muderno” (Rob digital, 2001), foi indicado ao Grammy Latino.

O outro show nacional imperdível e inédito em Florianópolis será do grupo The Ipanemas (RJ), considerado o Buena Vista Social Club do Brasil, por reunir artistas experientes em shows que resgatam o melhor do afro jazz, bossa nova, afro bossa e samba. A apresentação será no dia 30, às 20h. No repertório uma coletânea de sambas clássicos cantados e instrumentais, com destaque para temas de Wilson das Neves com parceira de PC Pinheiro, Nei Lopes, Ivan Conti Mamão, Vittor Santos, etc. Para o espetáculo do Jurerê Jazz Festival, o grupo contará com a participação especial da cantora carioca Áurea Martins.

Além destes três shows nacionais, haverá outros 11 com artistas locais como: Souvenir, Fernando Bailão, Rivo Trio, Moods + Emília Carmona, No Dorso do Rinoceronte, TBZ Blues, Cristiano Ferreira, Coletivo T.AE., Ricardo Capraro Quinteto, entre outros. Já os shows pagos serão com Philippe Cohen Solal (Donna), Duo Finlandia (TAC), Leny Andrade e Sambop (CIC), Marcelinho da Lua (Second) e BossaCucaNova convida Monobloco (P12).

O Jurerê Jazz é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis – Franklin Cascaes através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O evento tem ainda o patrocínio de Jurerê Internacional, Sekai Mitsubishi, Engie Tractebel Energia e Komport Comercial Importadora. Apoio cultural: Hospital Baía Sul, Clínica Imagem, Grupo Novo Brasil, Eletrobrás/Eletrosul, Ministério de Minas e Energia e Governo Federal. Promoção: Itapema FM.

Roberta Sandreschi

Pin It
Você gostaria de comentar?