Espetáculo de dança Naipi e Tarobá é apresentado em Rio do Sul

Naipi e Tarobá - Foto BRUNA BURKAT 03

A Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea está em Rio do Sul para quatro sessões do espetáculo Naipi e Tarobá – A Lenda das Cataratas do Iguaçu. Antes de entrar em cena, a companhia curitibana ministrou oficinas gratuitas de ballet clássico, jazz e dança contemporânea para professores e alunos da Fundação Cultural e público interessado.

E serão também na Fundação Cultural e gratuitas as apresentações do espetáculo: terça-feira, dia 12, às 15h e 20h, e  na quarta-feira, 13, às 10h e 20h. O patrocínio é do O Boticário na Dança e da UEG Araucária através da Lei Rouanet. As apresentações fazem parte da programação dos 85 anos de Rio do Sul, uma série de cerca de 60 eventos organizados pela Prefeitura Municipal até o fim do mês.

A lenda Naipi e Tarobá ganha intensidade com a desconstrução dos movimentos nas coreografias de 12 bailarinos. A trama retrata uma grande visita às raízes da cultura do estado do Paraná, em cenas que têm o confronto e o amor proibido dos protagonistas. O espetáculo é centrado na vida dos índios Naipi e Tarobá, que vivem em uma aldeia Caigangue, às margens do Rio Iguaçu. 

Concepção inspirada na cultura indígena

De acordo com a diretora Eliane Fetzer, a concepção da obra manteve-se focada nas características da cultura indígena. Na preparação, a organização tribal se refletiu na criação dos movimentos. “Houve uma preocupação em mostrar que o homem tem mais força, tem outra atitude, e a mulher é mais submissa em uma tribo. Para equilibrar isso, o personagem do feiticeiro da história é uma mulher, que apresenta muita energia e desconstrói esta visão”, completa Eliane, que criou a escola de formação de bailarinos há cerca de 20 anos.

Os ensaios do espetáculo foram conduzidos por Priscila Rocha e Ian Mickiewicz e firmam os mais de 15 anos de parceria existente entre a dupla e a companhia. “Eles compreendem a minha ideia de movimento e captam o que a coreografia deve trazer, algo que é muito raro no mundo das artes”, conta a diretora.

A companhia também promove três oficinas de dança em Rio do Sul (ballet clássico, jazz e dança contemporânea) na segunda-feira, dia 11, à noite. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas para as as oficinas que serão realizadas também na Fundação Cultural. Informações (47) 3521-7702.

 

Vídeo do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=dVjvWRwlVjc

 

Espetáculo Naipi e Tarobá – A Lenda das Cataratas do Iguaçu

Com a Companhia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea (Curitiba/PR)

Dia 12/04 (terça-feira), 15h e 20h

Dia 13/04 (quarta-feira), 10h e 20h

Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Ruy Barbosa, 204, bairro Budag)

Entrada gratuita

Patrocínio: O Boticário na Dança e UEG Araucária/Lei Rouanet

 

Tiago Amado

Pin It
Você gostaria de comentar?