Escola de Lontras promove evento cultural que leva visitantes por uma “viagem pela Europa”

Alunas foram trajadas de roupa tpica foto Ariane Kuehl

Numa verdadeira viagem pela Europa. Foi assim que alunos, pais e comunidade se sentiram ao participar do evento cultural promovido nesta terça-feira, 24, pela Escola de Educação Básica, Regente Feijó, de Lontras. Além de informações sobre dezenas de países, os visitantes que foram até a Sociedade Lontrense, puderam conhecer mais sobre costumes, dança e até provar comidas típicas como o Goulach e pizza.

O projeto, intitulado Conhecendo a Europa, envolveu cerca de 130 estudantes dos 9º anos da escola que puderam escolher entre os 42 países do continente para pesquisar e depois apresentar para a toda a comunidade. “Eles pesquisaram tudo sobre o país que escolheram inclusive dados como área, base da economia, taxa de mortalidade e até analfabetismo, entre outras informações”, explica a professora de Geografia Zeli Aparecida Vieira Santos, uma das coordenadoras do evento.

Ela ressalta que o evento foi um sucesso e contou também com a participação de pessoas da comunidade que já viajaram para a Europa e apresentaram a sua experiência e fotos dos passeios. “A experiência foi muito positiva, assim temos certeza que os alunos aprendem com muito mais vontade”, completou.

O estudante, Pedro Riann Kuehl, de 15 anos, conta que gostou da experiência. Ele pesquisou sobre a Irlanda e diz que se surpreendeu com as descobertas. “Toda a Europa é bem desenvolvida, mas vi que a Irlanda tem um nível de desenvolvimento muito alto, mesmo tendo sua economia baseada na pesca. Lá a taxa de desemprego é muito baixa e serve de exemplo para o Brasil.”

O gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Nilo Poffo, afirma que as escolas da região têm muitos exemplos e iniciativas inovadoras. “Aspecto que proporciona e favorece um ganho significativo para a educação e o crescimento intelectual do aluno”, finalizou.

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?