Domingo tem encontro literário na Oca Cultural

image

No domingo, dia 28 de agosto, a Oca Cultural junto da Associação de Escritores do Alto Vale organiza mais uma ação voltada a literatura, dessa vez o encontro será para debater e conversar sobre os escritos do livro Madeirópolis.

O polêmico livro de Italino Peruffo, escrito na década de 50, fala sobre uma cidade fictícia no interior de Santa Catarina que denuncia a exploração desenfreada da maneira no Alto Vale do Itajaí, além de narrar suas histórias obscuras. – Um afronte à moral e aos bons costumes da época. O livro teve exemplares destruídos e foi banido, a ponto de se tornar uma lenda literária!

Curiosidades sobre o livro e seu autor serão abordadas em uma Conversa Literária, realizada no domingo, dia 28, a partir das 16h30, na Oca Cultural, na rua Olavo Bilac, 16.

“Por fim, após descermos a serra comprida e recurvada, entramos numa cidadezinha barrenta, sem calçamento, com casas de tijolos, estilo europeu. O aspecto me lembrava a zona de colonização alemã, perto de Porto Alegre. Cruzamos uma ponte, que caia aos pedaços, sobre um rio de águas turvas. Num pequeno descampado, junto à estrada de ferro, pilhas de madeira enchiam um área equivalente a dois quarteirões. Perguntei ao companheiro o nome do lugar:- Madeirópolis.” – Italino Peruffo.

Susana Lima  

Pin It
Você gostaria de comentar?