Com tema “Bandas de Música”, Sonora Brasil Sesc chega a Rio do Sul

Quinteto de Metais da UFBA. Crédito da foto Alessandra Nohvais 3

Realizada pelo Sesc, a 20ª edição do Sonora Brasil – maior projeto nacional de circulação musical – apresenta em Santa Catarina o tema “Bandas de Música: formações e repertórios”. A programação traz ao estado as bandas Corporação Musical Cemadipe, de Goiás; Sociedade Musical União Josefense, de Santa Catarina; ABandinha, do Amazonas; e o Quinteto de Metais da UFBA, da Bahia. São quatro formações distintas, sendo três representando os grupos tradicionais que se apresentam nas ruas e praças e um representando o segmento da música de concerto com repertório inspirado na sonoridade das bandas.

Em formato de mostras musicais, o projeto circula por nove cidades catarinenses, de 15 a 29 de novembro, com apresentações gratuitas. Cada município recebe quatro atrações – uma por dia. O circuito será realizado em Rio do Sul dos dias 22 a 25 de novembro, na Fundação Cultural. A programação detalhada em cada cidade pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/sonora-brasil.

As bandas são tradicionais em todo o Brasil, têm origem no meio militar e são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. O projeto visa traçar um panorama desses grupos. Por isso, traz conjuntos de diferentes regiões do Brasil, recuperando repertórios originais, históricos ou recentemente compostos.

O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo trazer ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultura musical. A proposta é despertar um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão de música no país. A ação possibilita às populações contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc que visa à formação de plateia.

A cada biênio, o projeto aborda dois novos temas. A seleção dos grupos e a definição das temáticas é feita por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país. O biênio 2017/2018 tem como temas “Bandas Musicais: formações e repertórios”, que neste ano circula pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e “Na pisada dos cocos”, que circulará pelo Estado no ano que vem. Até o fim de 2017, o projeto promoverá 420 concertos de música regional brasileira em 108 cidades, incluindo municípios fora dos grandes centros urbanos. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes. Desde sua criação, em 1998, o Sonora Brasil já realizou 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores.

Sonora Brasil Sesc em Rio do Sul

22 de novembro, 20h: Corporação Musical Cemadipe (Aparecida de Goiânia/GO)

23 de novembro, 20h: Sociedade Musical União Josefense (São José/SC)

24 de novembro, 20h: ABandinha (Manaus/AM)

25 de novembro, 20h: Quinteto de Metais da UFBA (Salvador/BA)

Local: Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Ruy Barbosa, 204, bairro Budag)

Tiago Amado

Pin It
Você gostaria de comentar?