Circuito Sesc de Artes Visuais promove exposição sobre Tocantins em Rio do Sul

Lago Rico, Parque Estadual do Cantao, Caseara, Tocantins, Brasil, foto de Ze Paiva, Vista Imagens.

Lago Rico, Parque Estadual do Cantao, Caseara, Tocantins, Brasil, foto de Ze Paiva, Vista Imagens.

A exposição Expedição Natureza Tocantins, em que o premiado fotógrafo Zé Paiva mostra as belezas naturais daquele estado, chega a Rio do Sul pelo Circuito Sesc de Artes Visuais. A abertura será dia 19 de agosto, às 19h30min, na Galeria de Arte da Fundação Cultural. A visitação segue até 15 de setembro, de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 14h às 20h, com entrada franca. A programação tem ainda uma oficina de introdução à fotografia de natureza com o artista, no dia 20 de agosto, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Sesc.

A mostra é composta por uma seleção de fotografias de paisagens tocantinenses, registradas por terra, ar e água, em 2011 e 2012. Zé Paiva documentou a beleza e a diversidade de unidades de conservação, como o Parque Nacional do Araguaia, Parque Estadual do Jalapão, Estação Ecológica da Serra Geral, entre outros destinos pouco conhecidos da maioria dos brasileiros.  Ele viajou por 62 dias e percorreu os 277.620 km² do estado, fotografando peculiaridades cênicas e ecológicas. Como resultado, produziu mais de dez mil imagens, 156 publicadas em livro homônimo (FM Editorial), com curadoria de Rosely Nakagawa. Uma média de 30 destas fotografias integra a exposição.

O projeto procura unir arte e ciência através de um olhar multifacetado que privilegia todos os aspectos dos lugares visitados nas expedições: a fauna, a flora, as paisagens e seus personagens. Gaúcho radicado em Florianópolis, Paiva já publicou outros dois livros sobre a natureza: Expedição Natureza – Santa Catarina e Expedição Natureza Gaúcha.

Sobre o artista

José Luiz Martins (Zé) Paiva trocou a engenharia pela fotografia após uma longa viagem pela Europa e norte da África, em 1983. Iniciou no fotojornalismo na sucursal do jornal O Globo. Mudou-se para Florianópolis, onde dirige sua empresa desde 1984. Aprimorou os estudos em 1993, no International Center of Photography, em Nova Iorque. Ensinou fotografia na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Realizou exposições nas principais cidades do Brasil e recebeu diversos prêmios, entre eles o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, em 2002, e menções honrosas no International Photo Awards, em Nova Iorque, em 2005, 2006 e 2012, e no Prix de la Photographie, em Paris, em 2007. Em 2009, foi selecionado para a coleção Pirelli MASP de fotografia. Em 2010, foi finalista do Prêmio Conrado Wessel na categoria ensaio fotográfico.

Teve fotos publicadas em dezenas de livros, revistas e calendários. Em 2004, lançou o livro Santa Catarina – Cores e Sentimentos, pela Editora Escrituras. Concebeu e coordenou o projeto Expedição Natureza Santa Catarina, que resultou no livro lançado em 2005 pela editora Letras Contemporâneas. Em 2008, lançou o segundo livro do mesmo projeto, Expedição Natureza Gaúcha, em parceria com a Editora Metalivros. Atualmente, administra a Vista Imagens e ministra oficinas de fotografia de natureza.

Tiago Amado.

Pin It
Você gostaria de comentar?