Circuito Sesc de Artes Visuais promove exposição de fotografias Haiti Bombagai

A exposição Haiti Bombagai, do fotógrafo Radilson Carlos Gomes, chega a Rio do Sul pelo Circuito Sesc de Artes Visuais. A mostra inicia dia 19 de junho, na Galeria de Arte da Fundação Cultural e segue até 30 de junho, com entrada gratuita, das 8h às 19h30min. São fotografias produzidas em 2011, um ano após o terremoto no Haiti que atingiu mais de três milhões de pessoas e deixou pelo menos 100 mil mortos. Dia 23 de junho, haverá um bate-papo com o fotógrafo às 19h30min, também na Fundação Cultural.

Na língua local, “bombagai” quer dizer “sangue bom”, “gente boa” ou “coisa boa” – o termo, segundo Radilson, é o que melhor explica as imagens. Mais do que registrar a realidade, as obras do fotógrafo provocam uma reflexão sobre o cotidiano pós-terremoto de 2010 no Haiti. A produção de sentidos é materializada no trabalho social e repercute sobre uma desconstrução da própria destruição do país, ressaltando o dia a dia do povo haitiano.

Exposição Bombagai 2

Sobre a exposição

Um fotógrafo brasileiro e sua câmera. Assim começa a jornada de Radilson, que fez parte da Missão Brasil-Haiti, registrando os costumes e o cotidiano de um povo que não se deixa abalar. Entre cinzas, areia e concreto destruído, suas lentes captaram o improvável: cores persistentes de vidas se valendo unicamente da esperança. Retratos inesquecíveis de uma cultura marcada pela tragédia e pela garra de sua gente.

Mais informações e agendamento de grupos para visitas guiadas: (47) 3521 4808 ou [email protected].

 Tiago Amado

Pin It
Você gostaria de comentar?