Aldeia Palco Giratório apresenta espetáculo OraMortem

Espetáculo OraMortem - Latitude Filmes

O grupo in-Próprio Coletivo, de Cuiabá (MT), apresenta o espetáculo OraMortem por Santa Catarina através do Aldeia Palco Giratório do Sesc. Em Rio do Sul, a peça será encenada na sexta-feira, dia 6, às às 19h30, na Fundação Cultural, com entrada gratuita.

OraMortem é um “momento inesperado”, um delírio disparado no encontro da Velha com o Menino. Dois personagens se fragmentam em reflexos e projeções para expor aquilo que não cabe, que é desajustado, que escapa das clausuras do espaço-tempo. A proximidade da morte como sintoma de vida. O corpo dela transborda e o espaço inundado está na iminência de derramar.

Do in-Próprio Coletivo, a atriz Daniela Leite convidou seis artistas a pensar e propor soluções para as estruturas técnicas do espetáculo: luz, cenário e música. Na ocasião do convite, existia somente uma célula inicial da pesquisa inspirada no delírio de sua avó, Dona Lourdes. Durante os primeiros experimentos de criação, a disponibilidade dos artistas para com o processo extrapolou a noção de execução mecânica, instaurando um exercício de pertencimento e apropriação, pois muito além de uma mera convocação de habilidades, o que ocorreu foi a abertura para o encontro que teceu OraMortem.

Surgiu recentemente a necessidade de batizar esse modo de criação inerente e específico a esses artistas. Na busca de um termo que fosse coerente com os desdobramentos dessa experiência chegou-se à noção de coletivo, pois o processo OraMortem é um encontro de artistas com interesses e afetos aos quais se entregam, reafirmando e transformando esse lugar de criação. O in-Próprio Coletivo é irradiação de intensidade, um condensador, agregador de pessoas e ideias, em constantes aproximações, distanciamentos, adesões e desgarramentos. É assim, fragilmente delimitável pelos seus membros, suas áreas de atuação, influências e movimentos.

Tiago Amado.

Pin It
Você gostaria de comentar?