Academia de Letras do Brasil Santa Catarina de Presidente Getúlio tem nova diretoria

WhatsApp Image 2017-08-02 at 21.49.31

Na noite da última quarta-feira (2), em uma assembleia geral, os imortais e apoiadores da Academia de Letras do Brasil/SC de Presidente Getúlio elegeram a nova diretoria para os anos de 2017/2018, que tem como presidente a renomada escritora Lorena Zago.

“Estamos batalhando para uma Academia que pretende enaltecer a evolução do Ser em todas as áreas. Para tanto pautamos nossos entendimentos e ações em alicerces comprometidos com o melhor por nossos escritores e primamos para que as suas produções contemplem um Mundo mais Humano e mais Saudável.

Zelamos para que as ações e as produções literárias sejam pautadas em liberdade de expressão, podendo manifestar suas alegrias, suas mazelas, suas pesquisas, suas histórias, suas compreensões de Mundo, com o objetivo de inserirem-se aos contextos universais de comunicação e expressão, bem como, enaltecer a Arte em todas as esferas, formando uma grande Egrégore, fortalecida e autônoma em seus projetos.

Alicerçamos os nossos entendimentos pela união de todos os Imortais, no Município, Região, Estado, no País e porque não dizer, além-mar e fronteiras.

Olhando por outras lentes, a esfera municipal, estadual, nacional e todas as suas complexidades, apresentam tantos problemas sociais gravíssimos, de corrupção, de desrespeito aos adultos, crianças morrendo de fome, ou de frio, tornando-se assim, um fator muito  urgente a ser observado por todos nós acadêmicos, e assim, unirmo-nos e numa grande corrente de ações solidárias, prestarmos atenção aos quadros referidos, com produções de esclarecimentos, auxílio e/ou de acordo com a possibilidade de cada qual pautarmo-nos em ações que amenizem o sofrimento alheio.”, comenta.

Na ocasião também foi lido e aprovado o Estatuto da entidade.

A nova diretoria eleita ficou assim constituída:

Presidente: Margarida Lorena Zago, Vice-Presidente: Marcia Pavanello Pires, 1ºSecretária: Oriana Fillagranna, 2º Secretário: Jair Pedro de Sant’Anna, 1º Tesoureiro: Nelson Linhaus, 2º Tesoureiro: Alexandro Suchara, Diretor de Relações Públicas: Luiz Claudio da Cunha.

Os membros do Conselho Fiscal são: Belinha Bonin dos Santos, Fernando Scheeffer e Anna Zismann. Os suplentes são: Altéia Vieira, Leandro Radflof, Juliano de Liz e Nádia Bagatolli Weiland. 

WhatsApp Image 2017-08-02 at 21.39.02

Quem é a presidente, Margarida Lorena Zago

A escritora getuliense Lonena Zago ocupava o cargo de vice-presidente da ALBSC PG e assumiu interinamente a presidência após a saída do então presidente, profº Amadeu Gonçalves, no início do ano de 2017.

Grande incentivadora da escrita e cultura no município, a escritora conta com um Curriculum invejável.

Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura em Presidente Getúlio, por 10 anos.

Professora do Ensino Fundamental e Médio no Colégio Orlando Bertoli.

Ensino Superior na UNIDAVI – Polo de Presidente Getúlio e  na FEHH em Ibirama.

Pedagoga, FUBR (Fundação Universidade Regional de Blumenau, SC.) Pós- Graduada em Psicomotricidade e em Psicopedagogia, UNIDAVI (Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, SC.). Mestranda em Educação – UPAP (Universidade Politécnica e Artística Del Paraguay – PY).  Parapsicóloga pelo Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville, SC.

Título: Doutora em Filosofia Humanística Internacional/ Ph.I. outorgado pela               Dra. Dinalva Carabajal Ph.I – Diretora Internacional da Academia de Letras do Brasil/Humanitária.

Certificado de Mérito Cultural pela dedicação ao desenvolvimento da Arte e da Cultura,  outorgado por Dra. Mracia Ruth Kanitz – Diretora Executiva de Poesia e Arte Eventos Culturais da Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura – Embaixada da Poesia

Comenda Conde de Figueiró – Protetor dos Artistas – outorgado pela Dra. Márcia Ruth Kanitz da Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura – Embaixada da Poesia –

O Título de Embaixadora Internacional e Imortal da Poesia – outorgado pela Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura – Embaixada da Poesia.

O Título de Prata da Casa Internacional Award Personalidade 2017 – outorgado pela Dra. Márcia Ruth Kanitz – Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura – Embaixada da Poesia

Título de Colunista & Correspondente – outorgado pelo Dr. Ildeu Ferreira Ph.I – Fundador e Presidente da Instituição sócio acadêmica “ Ação Literária Brasileira”

Título de membro Correspondente da Academia de Letras do Brasil/Suíça e Comendadora das Artes pela ALB- Suíça

Recebendo a “Medalha Lítero-Cultural Euclides da Cunha”, no Grau de Acadêmica/Comendadora da ALB/Suíça- Instituição de Cultura Internacionalmente Constituída.

Título de Membro Correspondente outorgado pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Seccional de Imbituba.

Diploma de Honra ao Mérito Cultural, outorgado pelo Professor Dr. Miguel João Simão – Presidente Estadual da ALBSC.

Casada, três filhas e quatro netos.

Obras publicadas:

  • Poemas, Contos e Encantos (2014)
  • A Borboleta Encantada no Jardim Secreto (2015)
  • A Canoa de Coqueiro (2015)
  • Tomy e a Princesa do Mar (2015)
  • Um Natal de Esplendor (2015)
  • Um Segredo Muito Sigiloso ( 2017)
  • Poemas, Contos & Encantos II (2017)
  • Participação na Antologia Platinum lV (2016)      ( Poemas)
  • Participação na Antologia Platinum XVII (2016) ( Poemas)
  • Participação na Antologia Platinum XIX  (2016)   (Poemas)
  • Participação na Antologia “60 Escritores Platinum Ouro” (2016) ( Poemas)
  • Participação na Antologia Douce Poésie VI (2017) ( Poemas)
  • Participação na Antologia Douce Poésie XVI (2017) ( Contos)
  • Colunista da Revista Divulga Escritor (2015/2016/2017)    ( Poemas e Contos)
  • Colunista do Suplemento Literário – A ILHA (2016/2017) ( Poemas)
  • Colunista do Projeto “Ação Literária Brasileira” ( 2016/2017)
  • Partcipação : Antologia LOGOS/FENIX – Mulheres Pela Paz (2017)

Para o início da gestão da nova diretoria, algumas intenções já deverão ser implantadas ainda neste ano de 2017.

Previsão de ações para o segundo semestre:

A elaboração da Antologia Joias Getulienses, contando com todos os escritores e apoiadores da ALBSC PG que desejarem fazer parte, bem como, está aberta a novos escritores que desejarem aderir à literatura.

Nomear o Patrono da ALBSC PG, prestando-lhe homenagem através de seus familiares, no dia 18 de novembro de 2017 durante a comemoração do 3º aniversário da ALB SC PG, empossando também, neste dia, novos Imortais adultos e mirins.

O Patrono eleito para a ALBSC PG é o professor, maestro, coralista e músico Sr. Paul Muller ( in memorian), que por muitos anos batalhou pela educação e cultura no município de Presidente Getúlio, deixando um grande legado Cultural aos munícipes.

Elaborar projetos que visem difundir a Arte Literária, incentivar o gosto pela leitura, estendendo –se às escolas e a outros contextos geográficos e humanos.

Elaborar projetos que contemplem ações humanitárias, minimizando as carências sóciopsicofísicas dos seres, vislumbrando o bem-estar da infância, adolescência, adultos e idosos.

Organizar um Natal Literário em parceria com a municipalidade de Presidente Getúlio.

A Academia de Letras do Brasil/SC de Presidente Getúlio conta hoje com 33 imortais adultos, 9 imortais mirins e 7 apoiadores.

Com cerca de 60 obras publicadas nos mais diversos gêneros, a ALBSC PG se destaca no cenário nacional de produção literária e incentiva novos escritores do município a se aventurarem no mundo da escrita.

A cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas. (Glugiermo Ferrero)

Luiz Cunha.

Pin It
Você gostaria de comentar?