1ª Jornada cultural de Rio do Sul

A Fundação Cultural realizou neste final de semana a 1° Jornada Cultural de Rio do Sul como parte das festividades dos 82 anos de emancipação do município. Foram organizadas várias ações com intuito de estimular a prática artística e a expressão cultural, além do reconhecimento da identidade local e da data comemorativa.

O Grupo de Patinação Girassóis deu a largada na 1ª Jornada já na sexta à noite, tirando sorrisos e aplausos das cerca de mil pessoas que contemplavam a apresentação do espetáculo “Show Sobre Rodas” no ginásio do SESI – Serviço Social da Indústria, em Rio do Sul.

No sábado, milhares de pessoas puderam prestigiar e participar das atividades desenvolvidas na Praça Ermembergo Pellizzetti, como: Mercado de Pulgas, feira de artesanato local e indígena, reinauguração do Ponto de Leitura, intervenções de teatro e dança, além de um variado leque de serviços oferecidos a comunidade através de parcerias com o Serviço Nacional do Comércio – SENAC e Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI.

Na parte da tarde, o espaço do Parque Universitário Norberto Frahm, famoso por ser o “encontro dos rios”, tornou-se ponto de amigos em busca de arte e cultura, com apresentações de teatro (leitura dramática “Ari Areia – Um Grãozinho Apaixonado”), dança (grupos folclóricos Rote Rosen e Grupo de Tradições Germânicas Albertina), além do já consagrado Embaixo da Ponte tem Cine Arte (exibição do filme “O Pequeno Nicolau”), em plena tarde de sábado.

Quem compareceu no sábado à noite na Fundação Cultural, acompanhou a abertura da exposição “Arte na Cidade”, realização do SESC em parceria com a FCRS. A apresentação da peça “Rigobello – O Inspetor Geral”, encerrou as atividades do dia com chave de ouro, arrancando sorrisos do público em geral.

A música também teve seu lugar garantido na programação de aniversário da cidade. Durante todo o domingo (14), no Parque Municipal Harry Hobus, os presentes tiveram o divertimento garantido com a apresentação das bandas: “Apicultores Clandestinos”, “Rolldyn”, “Galaxie”, “Os Texera Tenebroso” e da cantora Regina Serafim. Apresentações realizadas através de parceria entre o Departamento de Eventos da Prefeitura de Rio do Sul, Coletivo Barriga Verde, Diretório Central dos Estudantes – DCE da UNIDAVI e Microponto Produções.

Um dos maiores e mais esperados presentes, foi a apresentação da banda “Dazaranha” no domingo à tarde, com a participação de milhares de pessoas cantando antigos e novos sucessos. Antes, o Parque Municipal ainda foi palco para o projeto de oficina de fotografia itinerante “KombinaComFoto”, que possibilitou aos interessados aperfeiçoamento na arte de fotografar.

Durante todo o evento, os principais pontos culturais do município também ficaram abertos para visitação do público em horário especial das 10h às 17h: Museu Histórico Cultural, Museu da Madeira (UNIDAVI), Museu de Arte, Galeria da Arte Arno Georg e Galeria Schroeder com exposição do Foto Clube de Rio do Sul.

“Sem dúvida, a 1° Jornada Cultural de Rio do Sul, além do sucesso nas ações e na quantidade de público, cumpriu seu objetivo de levar cultura para fora dos portões da Fundação, envolvendo a cidade em uma atmosfera artística durante todo o feriado, uma demonstração de nossa paixão pela arte e de nosso respeito pela cultura”. Afirmou o Superintendente da FCRS Willian Sieverdt, que pretende ainda nesta semana, reunir a diretoria com o objetivo de ampliar a frequência de algumas das ações durante o ano, a exemplo do Mercado de Pulgas.

A programação de aniversário preparada pela Prefeitura de Rio do Sul segue até o dia 27 com diversas atividades. Confira: www.fundacaocultural.art.br/riodosul82anos

_MG_0993

 

Pin It
Você gostaria de comentar?